10 Ações Para Ter o Seu Trabalho dos Sonhos

01.06.2017

Muitas vezes a vida que sonhamos não é a que temos vivido. E, às vezes, só damos conta disso quando levamos um tranco da vida: doenças (em nós mesmos ou na família), separação ou problemas no trabalho (demissão, estagnação).

E o que fazer para ter um trabalho dos sonhos?

É bem simples, mas precisa de determinação e planejamento, vamos lá?

Avalie a sua vida

Defina prioridades de atenção sem deixar o resto de lado. Quando focamos em um só objetivo podemos esquecer outras áreas da nossa vida. Já vi muitos executivos ficarem focados no trabalho e perderem a saúde e a família. Por isso, entenda quais são suas metas mas não desconsidere outras coisas importantes na sua vida.

Transforme seu sonho em um plano estruturado – seja específico

Acho que essa é a parte mais difícil né? Depois que criou uma lista de sonhos veja o que ainda faz sentido na sua vida e como vai alcançar esse objetivo. Por exemplo, quero conhecer os cinco continentes até 2020.  Meu plano é conhecer a África em 2018, a Malásia em 2019 e a Polinésia Francesa em 2020.

Defina metas possíveis

Não adianta dar um passo maior do que a perna. Não dá para eu querer ser jogadora de basquete do Palmeiras com 1,52m. Mas dá para ser jogadora de basquete na faculdade de medicina (como faltava gente, não recusavam ninguém).

Escreva seus objetivos e, se possível, compartilhe

Ler sobre seus objetivos fortalece o seu desejo e o traz para realidade. Se você se esquecer do quer logo entra no piloto automático das decisões. Quando compartilhamos temos alguém para nos lembrar.

Escolha uma forma de medir que está indo no caminho certo

Como você vai avaliar seus resultados? No basquete além de jogadora, eu fazia os escaltes do time, era a forma de avaliar onde cada jogadora estava melhor e onde deveria treinar mais.

Para o meu trabalho de médica eu avalio o número de pacientes internados/dia e o período de internação.

Escolha uma data para cada meta ser atingida

Se eu não colocar uma data a coisa não sai do papel, vai ficar para um dia eu quero conhecer os 5 continentes.

Escreva e leia seus sonhos diariamente

Pode parecer bobo. Escrever uma vez e falar para um amigo que esqueceu não garante que você vai conseguir lembrar disso todo dia. Aqui vale colocar como protetor de tela de celular, de computador de alarme ou até mesmo na porta da geladeira.

Escolha 2-3 metas por mês

Parece fácil mas é difícil. No geral eu escolho 3 por vez. Mais que isso você se perde nas ações para alcançar. Mas, que e difícil escolher é…

Avalie cada decisão que tem que tomar no trabalho se está alinhada com seu planos

O que você faz lá está alinhado com o que você quer ser? Como você pode alinhar as decisões?

Fale não para o que está fora do plano

Muitas pessoas tem dificuldade em falar não. Além da nossa cultura ser melodramática ao não, nós mesmos não sabemos o que queremos e nem percebemos o quanto estamos sendo preteridos por dizer sim. Quando estava na faculdade eu ficava 8h/ semana nos treinos de basquete. Mas aquilo não estava alinhado com meu propósito de ter o trabalho dos sonhos. Tive que falar não e buscar um projeto de iniciação científica para aprimorar meu currículo.

Acabei de lembrar que esse pode ser meu brinde, a ação extra para sua carreira ser um sucesso:

Crie oportunidades para o que estaria alinhado e ainda não aconteceu

Você é responsável pela sua carreira e seu trabalho dos sonhos. Quem você precisa conhecer? Que projetos você pode trabalhar? Como mostrar seu trabalho e não ficar escondido? Você sabe?

Se no meio do caminho você perceber que o seu trabalho vai te levar para longe do seu sonho, essa pode ser a hora de mudar de trabalho ou de perspectiva dentro dele. Eu passei por isso e descobri que não era que eu não gostava do que fazia, mas da forma como fazia. Criei um plano de como fazer uma transição de uma vida que eu não gostava para uma que eu gosto sem ter que mudar de trabalho.

As vezes o que precisa é ter claro seus sonhos de vida e adequar o trabalho que você tem para um trabalho dos sonhos.

Nos vemos no próximo mês

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *