2 Técnicas para Descobrir Quem Tem o Espírito de Liderança

16.01.2018

Mesmo que ainda haja confusão, é cada vez mais compreendido o fato de que a liderança não é um cargo, mas sim um conjunto de atitudes e comportamentos que dão a determinados indivíduos o poder de gerir pessoas.

Durante muito tempo se acreditou que um líder nascia com habilidades inatas e que essas não podiam ser desenvolvidas. Novas abordagens, no entanto, defendem que a capacidade de liderança pode ser adquirida e aperfeiçoada, tornando possível que pessoas aparentemente não capacitadas para serem bons líderes, se tornem grandes gestores e influenciadores.

No ambiente corporativo, conseguir identificar e desenvolver pessoas com espírito de liderança é um grande desafio e deve ser enxergado como uma ação estratégica para o sucesso dos negócios. Se você é dono, gestor ou profissional de RH de alguma empresa, veja estas duas técnicas para descobrir líderes entre seus profissionais.

1. Dinâmicas em grupo

Dinâmicas em grupo são ótimas oportunidades de identificar profissionais com espírito de liderança. Perceber características como iniciativa, capacidade de comunicação e foco em solução torna possível estabelecer quais são, dentre os seus recursos, aqueles que têm habilidade para liderar.

Para conseguir resultados mais assertivos para sua análise de perfil, proponha dinâmicas próprias para a identificação de líderes, isso tornará mais fácil o aflorar das características que você está procurando.

2. Observação da rotina

É no dia a dia que as habilidades de liderança mais se mostram. Aquele seu colaborador que, mesmo sem um cargo de gestão ou chefia, influencia os colegas, não tem medo de se expor, demonstra responsabilidade, empatia e é multitarefas, certamente é um líder nato.

Estar atento à rotina e aos comportamentos e atitudes mais comuns dos seus profissionais é a forma mais eficiente de descobrir quais deles têm espírito de liderança.

Coaching e o desenvolvimento do espírito de liderança

Como já dissemos neste texto, identificar e desenvolver líderes deve ser considerada uma ação estratégica das empresas, ferramenta para conquistar resultados de excelência e sucesso para o negócio.

Se você quer desenvolver líderes, usando todo o seu potencial a favor de sua organização, contratar um coaching é uma ótima decisão. Com o acompanhamento de um coach, seu profissional com espírito de liderança desenvolverá autoconhecimento, se tornando melhor pessoal e profissionalmente, o que será ótimo para sua empresa.

E se quiser aprender mais sobre liderança, leia os melhores 5 livros sobre o assunto.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172