3 Filmes Esportivos Sobre Superação

10.04.2017

Os filmes sobre esportes são um verdadeiro baú do tesouro para a superação. Geralmente são baseados em fatos reais e isso já nos inspira.

Existem muitas lições que podemos tirar dos filmes sobre esportes. Mas, o tema superação é uma variável sempre constante. Talvez seja pelo fato da própria prática esportiva está associada a superação de limites físicos para alcançar excelência.

Quando falamos de superação falamos da capacidade de vencer ou sobrepor obstáculos resultando em um certo grau de melhora das habilidades ou qualidades pessoais. Nestes três filmes, podemos ver tanto os obstáculos vencidos quanto a evolução pessoal dos personagens.

Somos Marshall

Me lembro que na manhã em que soube da tragédia com o Chapecoense me lembrei desse filme. As similaridades dessas duas tragédias são tristemente incríveis.

O filme retrata a realidade da Universidade Marshall e a pequena cidade de Huntington, na Virgínia, durante a década de 70. O enredo fala de uma tragédia em que 75 dos jogadores de futebol da escola e funcionários morrem após um acidente de avião. Logo, um novo treinador é contratado, Jack Lengyel, e ele chega determinado a reconstruir o time, mesmo lidando com uma comunidade em luto.

São tantas as metáforas para superação nesse filme que parece impossível eleger uma. A que mais me marcou foi o intervalo, o hiato entre o período de luto retratado no filme até o time se erguer como uma potência no esporte norte americano. Isso me lembra que as grandes mudanças são repletas de sucessivas ações em direção a um objetivo.

Duelo de Titãs

Esse é um daqueles filmes sobre esportes que são atemporais. Apesar de ser um filme com 17 anos de estrada, ele ainda é impactante.

Herman Boone (Denzel Washington) é um técnico contratado para trabalhar com o time universitário no período da integração racial nas escolas norte americanas, os Titans. Além da superação das diferenças culturais, eles enfrentam e superam os desafios de adaptação ao estilo de liderança do novo treinador, à pressão da comunidade e os desafios de trabalhar em equipe.

Invictus

Esse é um daqueles filmes grandiosos. Invictus nos ensina a superação de nossos medos. Nos ensina como uma liderança sábia pode unir uma nação. Ele retrata a gestão de Nelson Mandela na África do Sul e a relação dele com o esporte nacional (Rugby) e como ele usa a Copa do Mundo de Rugby para unir e despertar a esperança da Nação.

De quebra ainda temos a própria história do capitão da equipe de rugby Springboks, François Pienaar. Ele em diversos momentos tem a sua capacidade de alcançar a vitória questionada pela imprensa.

Os filmes sobre esporte inundam nossa mente de histórias (muitas vezes reais), de homens e mulheres que desafiaram as probabilidades, acreditaram em seus sonhos e tinham uma disposição mental impressionante. Nos encantamos com o desenvolvimento deles e nos inspiramos para alcançar feitos tão maravilhosos quanto os deles.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *