3 Passos Para Escolher sua Profissão

21.08.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Se você está na fase de escolher sua profissão ou, até mesmo, está insatisfeito com o seu atual trabalho e pensa em fazer uma transição de carreira, saiba que existem alguns passos que podem te ajudar a tomar uma melhor decisão.

Conhecer mais sobre si, saber seus gostos, ter um planejamento e até realizar pesquisas. Tudo isso proporciona uma definição mais certeira.

Entenda agora quais são os 3 passos fundamentais para fazer a escolha de uma carreira de forma tranquila e segura.

3 Passos para optar pela carreira certa

Autoconhecimento

Este é o primeiro passo não só para a escolha da carreira, mas também para alcançar qualquer coisa significativa em sua vida.

Ser um entendedor de si mesmo permite que você alinhe seus gostos, habilidades e preferências com as atividades profissionais que você irá desenvolver.

Por isso é interessante passar por uma fase de introspecção, de olhar para si. Entender seus valores, talentos, habilidades, competências, crenças, forças e fraquezas.

E como (re)descobrir tudo isso?

Muitas pessoas têm dificuldade para falar sobre si mesmas, pois com o ritmo corrido da vida não param para observar o que realmente gostam e o que realmente são.

Mas descobrir seus talentos, habilidades e gostos não é um sinal divino que vem do céu. Para explorar suas características basta perceber os detalhes do dia a dia. Que atividades te dão prazer? O que você faz sem nem ver as horas passarem? O que as pessoas comentam que você faz bem?

Tudo isso são dicas sobre o que você gosta e faz bem.

Se conhecer também é uma ótima forma de evitar grandes influências externas. De nada adianta alguém falar que você tem cara de artista ou seus pais dizerem que você deveria ser médico, se isso não condiz com o que você realmente quer.

O autoconhecimento, portanto, evita que você se desvie muito do caminho que realmente gostaria de percorrer.

Planejamento

Agora que você já sabe mais sobre si, é a hora de traçar a rota a ser percorrida e as ações necessárias para chegar aonde você deseja.

Seja entrar na universidade, começar um novo negócio ou mudar de carreira, é preciso organização para transformar esse sonho em realidade. Pensar todos os aspectos envolvidos e o que você quer alcançar em curto, médio e longo prazo faz toda a diferença.

O que você vai precisar em cada etapa desse processo? É importante analisar quais matérias precisa estudar, as datas das provas, quais os possíveis investimentos e gastos, se vai morar em outra cidade e tudo mais que estiver envolvido nessa jornada.

Além disso, é fundamental estabelecer uma rotina de estudos, pois quem se prepara tem mais chances de passar no vestibular e, consequentemente, se tornar o profissional que escolheu.

Realizar este planejamento e pôr em ação todos os passos que você se propôs, com certeza te deixará mais próximo das suas futuras conquistas.

Pesquisa

Quanto mais você entender sobre si, mais perceberá as profissões que se alinham com o seu perfil. E este é o momento de constatar se as profissões de interesse tem os requisitos que irão te deixar mais realizado e motivado.

Assim, é necessário realizar pesquisas tanto sobre o mercado educacional, quanto do mercado de trabalho.

Mercado educacional

Conhecer a grade dos cursos, as matérias que são estudadas, a carga horária, o local onde o curso é ministrado e se é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), já previne várias surpresas.

Também é importante saber sobre a faculdade onde se pretende estudar, se os professores são qualificados e se oferece todos os subsídios necessários, como laboratórios, lanchonetes, bibliotecas, etc. Se for possível fazer uma visita será uma ótima forma de conhecer, tirar essas dúvidas e já se ambientar com o lugar.

Mercado profissional

O outro lado é conhecer a profissão em si. Muitas pessoas pensam apenas na parte financeira ou no resultado final de um trabalho, sem perceber todos os outros aspectos que podem estar envolvidos. Assim, é válido buscar responder questionamentos como: Onde esse profissional trabalha? Como é o seu dia a dia? Com o que ele trabalha? Que tipo de atividades ele exerce? Qual a remuneração? Qual o retorno emocional dessa carreira?

Fazer pesquisas tanto na internet, quanto entrevistas com quem é da área para entender a fundo como é cada profissão de interesse. E para ter a oportunidade de viver na pele os prós e contras de uma profissão, veja a possibilidade de acompanhar a rotina de trabalho por um dia.

Quem pesquisa entende mais sobre a realidade do curso e da profissão, elimina fantasias e ilusões e minimiza as chances de se frustrar no futuro. Por isso, apesar de ser a última etapa, a pesquisa é fundamental para fechar os 3 passos para uma escolha profissional.

 

Se você se preocupa com seu futuro e acredita ser importante fazer uma escolha profissional consciente e precisa, é hora de pôr a mão na massa e colocar em prática esses 3 passos que te auxiliarão na tomada dessa decisão.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Amei seu artigo, muito claro e esclarecedor. Posso lhe dar uma sugestão?
    Transformaria esse artigo em um ebook. Vai arrasar. Só lhe desejo vitórias!

    1. Fico feliz que tenha gostado Marivalda. Que bom que contribuiu de alguma forma.
      Adorei a sugestão! Muito sucesso para você também!

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *