4 Dicas para Persistir e Realizar seu Objetivo

19.10.2017

Quantas atividades você começou e deixou de lado antes mesmo de concluí-las? Cursos de formação profissional, aprender a tocar um instrumento musical, aprender um idioma, desenvolver de um negócio próprio, prática regular de atividade física, reeducação alimentar… Apenas para citar algumas situações que a maioria das pessoas já vivenciou.

O que nos leva a cogitar ou mesmo, a desistir de algo? A ignorância a respeito da pessoa mais importante na nossa vida: nós mesmos! Ou se você prefere de outra forma: a falta de autoconhecimento.

Quando nos conhecemos e nos tornamos íntimos da pessoa que acorda quando abrimos os olhos de manhã, descobrimos quais as nossas vontades e desejos genuínos, quais valores têm prioridade em nossa vida, quais virtudes e habilidades possuímos, quais pontos (fraquezas) precisamos trabalhar em nós…

Ter este mapa, esta clareza a respeito de nós mesmos, nos permite escolher atividades ou formas de implementá-las que sejam congruentes e estejam alinhadas com nossa essência. Assim, poderemos tomar melhores decisões e nos tornar realizadores efetivos.

Partindo do princípio que você é íntimo de si mesmo e se conhece como nenhuma outra pessoa neste planeta, vamos às quatro dicas que o levarão a persistir e realizar o seu objetivo:

Nunca! Jamais se compare

Você é um ser único, com suas habilidades, talentos e fraquezas. A sua história, a sua experiência de vida e a forma como você interage com o mundo a sua volta, também são únicos. E está tudo bem nisso! Lembre-se: diamantes e esmeraldas são valiosos porque são raros.

Olhar para o lado e perceber que para uma outra pessoa o caminho parece ser mais fácil irá distraí-lo e interromper sua concentração, roubando a atenção e energia que poderiam ser utilizadas na construção do seu objetivo.

Consciente da sua raridade e do valor que há nela, você respeita o seu ritmo de crescimento, se mantém concentrado em executar o trabalho que precisa ser feito e honra a história da qual é protagonista e coautor.

Torne-se seu maior incentivador

Muitas vezes, durante a execução do seu objetivo, você estará sozinho; sem torcida alguma por perto, para encorajá-lo. Seria ótimo ter sempre esse tipo de apoio à disposição, mas isso não é essencial ao seu progresso. As pessoas não giram ao seu redor, prontas para socorrê-lo. Elas também estão em busca dos objetivos delas próprias. Se você acreditar que depende de motivação externa, usará isso como desculpa para os seus resultados inexpressivos e quem sabe, até desista.

Quando você sabe claramente o que quer, sente-se alinhado com seu propósito e se vê representado no resultado final da sua obra, você terá descoberto a motivação necessária para impulsioná-lo na direção daquilo que almeja.

Celebre suas pequenas vitórias

Quando você ainda está longe de alcançar o seu objetivo, será fácil sentir-se desencorajado e com dúvidas se obterá sucesso. E ao olhar para o todo, com uma visão macro, isso fará com que seu objetivo pareça inalcançável e maior do que é.

Celebrar cada progresso obtido do seu plano de ação renovará sua disposição, suas energias e seu entusiasmo, além de reforçar sua autoconfiança e trazer um certo alívio, enquanto você se dirige à próxima etapa de trabalho.

Relaxe! Divirta-se!

Você não é uma máquina autômata programada para realizar uma tarefa de forma incansável e ininterrupta. Enquanto você se move na direção do seu objetivo, empenhando-se no trabalho que precisa ser feito, outros eventos da sua vida ou relacionados a ela estão acontecendo simultaneamente.

Para não se tornar um chato antissocial, um isolado ou um insensível, você precisa, de tempos em tempos, dar-se uma folga e desconectar-se do seu objetivo, dando atenção a esses outros eventos que o fazem recobrar a sua condição humana, a sua ligação com as pessoas e o meio onde você está inserido. Isso trará alento à sua alma e poderá trazer sua humildade para um nível satisfatório, livre da arrogância, ciente do trabalho que precisa ser feito e da forma como ele deve ser conduzido.

 

Na medida que trabalha e avança na direção daquilo que almeja, o cansaço e o desconforto serão recorrentes e isso poderá induzi-lo a desistir. Mas ao decidir considerar estas quatro sugestões acima, seu caminho se tornará mais simples, mais objetivo e menos tortuoso. Você poderá expandir sua consciência e superar os desafios que surgirem durante sua jornada.

Ao persistir e concluir algo que represente sua contribuição por um mundo melhor, você descobrirá que seu esforço foi recompensado. Sucesso em suas escolhas!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *