5 Dicas Infalíveis Para Ter um Negócio

22.08.2017

A ideia de abrir um negócio atrai cada vez mais pessoas, como se fosse uma aventura, na qual elas buscam viver a vida fazendo alguma coisa que lhe dê retorno financeiro, emocional e pessoal.

Trabalhar com carteira assinada, o que até pouco tempo era a preferência da grande maioria devido a estabilidade, tem perdido o lugar para os pequenos empreendimentos, que aliam o sonho dos trabalhadores com a vontade de ser o “próprio chefe”.

Para quem está iniciando no empreendedorismo, a ideia de lançar algo e ter que administrar um negócio pode parecer assustador. Por isso, nessas horas a pesquisa é de extrema importância. Analise quem está no mercado, quais as condutas de cada empresa, o que é mais comum e mais produtivo.

É bem verdade também que dificuldades, dúvidas e medos não são exclusividade de quem está começando, mesmo quem já está no mercado há algum tempo está regularmente passando por momentos desafiadores.

Vale ressaltar que algumas características pessoais são importantes nessa hora. Existem pessoas que têm uma maior facilidade para lidar com o empreendedorismo do que outras. A autoconfiança é uma delas. Essa virtude é considerada uma das mais provocadoras no quesito atitude. Sem contar que essas pessoas costumam focar mais em virtudes do que em defeitos.

Ser otimista para enfrentar situações mais difíceis também conta, isso faz com que as você tenha outra iniciativa na hora de tomar decisões. Quem abre um negócio se torna responsável pelos resultados em que está envolvido. Isso mostra uma grande diferença que as pessoas têm naquele tipo de atividade.

Confira alguns costumes e atitudes que empreendedores de sucesso costumam ter que vão te inspirar para o dia a dia.

Seja Persistente

O sucesso só vem para aqueles que acreditam em seus projetos, quem não desiste alcança os seus objetivos e pode transformar uma simples ideia em realidade. A probabilidade de você fracassar existe, mas você deve usar isso ao seu favor e contar como experiência. A energia que você gasta deve ser usada como combustível para ir em frente e não o contrário.

É valido lembrar que ser persistente não quer dizer que você deva insistir no mesmo erro várias vezes. Portanto, aprenda a modificar alguns atos para ver se algum resultado é alcançado, no fim das contas pelo menos experiências vividas você já terá como bagagem.

Trace Metas Objetivas e Claras

Quando planejamos algo, uma viagem por exemplo, temos de saber tudo, desde o caminho, o transporte, o quanto isso vai custar e o que gastaremos com alimentação e hospedagem. Isso acontece da mesma forma na hora de abrir um negócio ou reestruturá-lo para crescer por exemplo.

Um empreendimento é um projeto que requer detalhes postos em pauta e que precisam sair do papel. Não adianta apenas escrever o que precisa ser feito e nada disso acontecer.

Planejamento não traz resultados sozinho, é preciso atitude, trabalho duro. Conheça seu mercado na hora de definir as suas metas e objetivos, saiba quais os passos necessários para transformar as ideias em realidade e quais os investimentos que serão necessários para possíveis entraves.

Saiba Reconhecer

É muito fácil perder o foco depois de algumas vitórias no seu dia, ainda mais quando parece que você está lidando com os maiores problemas. Burocracia, impostos, e várias outras coisas costumam consumir muita paciência e tempo, ao final de cada etapa o esgotamento é visível e isso não nos deixa aproveitar o momento.

Reveja esse tipo de posicionamento, que é fundamental na hora de ser um empreendedor de sucesso.

Comemore cada etapa concluída, isso é importante para reconhecer o esforço, te deixa mais próximo de alcançar o seu objetivo. Quanto mais difícil for concluir uma etapa maior deve ser o reconhecimento.

Reconheça os colaboradores, e parceiros que te ajudarem nessa etapa e divida com eles os bons frutos. Uma boa avaliação não está só nos apontamentos dos erros, mas também dos esforços e acertos que são obtidos.

Assumir Riscos

Para sair da zona de conforto, ou do que é conhecido e estabelecido, é preciso um pouco de aventura, isso é comum em empreendedores de sucesso. Isso não quer dizer que você deva saltar de paraquedas ou coisas do tipo, mas sim, em alguns momentos, assumir alguns riscos.

Para isso não é necessário ter uma coragem acima da média, mas sim analisar e estudar de forma detalhada as possibilidades dentro desse cenário de risco. É mais ou menos como reduzir a probabilidade de danos.

Essa análise, quando bem feita, pode até sugerir novas maneiras e formas mais seguras de assumir esses riscos. Calcule bem o passo que pretende dar e coloque em prática.

Trabalhar Muito

Quem pensa que ser dona de um negócio significa não trabalhar está redondamente enganado. Ninguém começa um negócio para perder tempo e dinheiro, ninguém quer ficar no negativo. Sendo assim todos os esforços que são necessários para botar ideias em prática começa por você mesmo. A vontade de crescer, manter a empresa em funcionamento, vai ultrapassar qualquer outra vontade que você tenha. Trabalho e sucesso caminham de mãos dadas, e um não vem sem o outro.

Conclusão

Trabalhe muito e esteja ciente que você terá que ser persistente e desenvolver a habilidade de assumir e correr riscos calculados. Além disso traçar metas objetivas e claras e, principalmente, colocá-las em ação irá definir se você terá sucesso ou não.

Por fim comemore muito! reconheça as pessoas que te ajudaram chegar até aqui e saiba que você é merecedor de tudo o que tem alcançado e o melhor ainda está por vir.

Como eu gosto de dizer…

Te encontro no topo!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172