7 Dicas de Como Liderar uma Equipe

17.11.2016
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Liderar uma equipe é muito mais do que gerenciar o que os colaboradores fazem e delegar tarefas. Um líder de verdade faz parte do processo, caminha lado a lado, transmite confiança e mantém um bom relacionamento com a equipe.

Para atuar de forma eficiente, você precisa estar bem alinhado com o processo de liderança. Pensando nisso, separei as 7 dicas de como liderar uma equipe. Confira!

Ouça os colaboradores

O primeiro passo da liderança é ouvir os colaboradores. Ouvir significa estar aberto a receber sugestões, ideias e, até mesmo, críticas. Isso não quer dizer que você deve aceitá-las, mas sim que deve estar disposto a receber e avaliar os interesses da sua equipe para, depois, decidir se vai implantar ou não.

Conheça sua equipe

Todo líder precisa conhecer sua equipe. Cada colaborador tem um perfil diferente e é importante que você saiba mais sobre eles. Existem perfis analíticos, criativos, empreendedores, integradores e, conhecendo o estilo de cada membro da equipe, fica mais fácil delegar tarefas, saber quem se identifica melhor com cada atribuição e outros benefícios.

Saiba a expectativa da equipe

Saiba o que o grupo espera de você, como as pessoas gostariam de ser tratadas, o que os motiva. Conheça também as expectativas pessoais da equipe. Pode não parecer importante, mas é ótimo para criar relacionamento e, principalmente, para alinhar com a expectativa profissional.

Ao liderar uma equipe, seja exemplo

Para liderar sua equipe é preciso ser exemplo. Você não pode cobrar deles aquilo que não faz. Portanto, se quer que eles cheguem no horário, seja o primeiro a estar na empresa. Se quer exigir maior conhecimento na área, estude você primeiro.

Transmita confiança

O único jeito de conquistar uma equipe engajada é transmitindo confiança. Isso se adquire no dia a dia, com a convivência e os exemplos. Por isso, jamais prometa algo que não poderá cumprir, seja um líder de palavra, apresente suas ideias e as formas como quer alcançá-las, esteja sempre disposto a ajudar, essas são atitudes básicas.

Colabore

A colaboração é um dos quesitos básicos para um bom líder. Para conquistar uma equipe colaborativa também é preciso colaborar. Mostre que se importa com o sucesso do grupo e que você faz parte dele.

Dê feedbacks

Seus feedbacks são muito importantes para alinhar sua expectativa com a do colaborador. Esse momento não é para dar “broncas” e destacar os pontos negativos. Mas sim, para mostrar os pontos positivos e como os negativos podem ser melhorados. Percebe a diferença?

Uma pessoa que sabe como liderar uma equipe mantém colaboradores motivados e engajados com a empresa, os projetos e uns com os outros.

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