7 Técnicas de Linguagem Corporal

25.06.2017

Com certeza você já deve ter ouvido a expressão “o corpo fala”, certo? Mas será que o seu está comunicando o que você quer? A linguagem corporal é a forma como o seu corpo comunica as suas emoções. Caso você esteja ciente de como se comporta, como são os seus trejeitos e quais são as suas manias, pode controlar essa comunicação não-verbal e usá-la a seu favor.

Muitas pessoas enrolam o cabelo quando estão nervosas, outras se sentam abraçadas às suas bolsas para se sentirem protegidas e outras tantas mordem as unhas em momentos de ansiedade. Esses hábitos isolados podem parecer irrelevantes, mas em uma entrevista de emprego ou outro momento em que você precisa causar boa primeira impressão estão sendo avaliados. Confira algumas dicas para utilizá-los adequadamente!

1. Aperto de mão

O aperto de mão, em geral, representa a introdução, o início de algo, seja uma reunião, uma negociação ou uma simples conversa. O seu aperto de mão diz muito sobre você! Se o seu objetivo é passar uma imagem confiante e segura, cumprimente de forma firme e breve, de preferência olhando nos olhos do seu interlocutor.

Caso você tenha dúvidas quanto à força a ser usada, espere a outra pessoa, perceba a intensidade que ela usa e apenas retribua igualmente. Especialistas apontam que o aperto de mão pode ajudar a criar conexão e proximidade entre os envolvidos, portanto procure cumprimentar sempre no começo e no final do encontro, assim você demonstra confiança, respeito e interesse.

2. Expressão de semi-sorriso

O semi-sorriso é aquele sorriso só de lábios, sem mostrar os dentes, um sorriso mais leve, suave. Essa expressão passa a ideia de simpatia e segurança, ajudando a criar vínculo. Tenha apenas cuidado para não ficar com o sorriso “congelado”, pois isso pode passar uma ideia oposta à desejada e deixar as pessoas desconfortáveis. Você pode alternar entre o semi-sorriso e uma expressão neutra, com os músculos do rosto relaxados.

3. Linguagem corporal aberta

Evite cruzar os braços e colocar objetos entre você e as outras pessoas envolvidas na situação. Ao manter uma linguagem corporal aberta, você demonstra receptividade e autoconfiança. Fazendo o contrário, cria uma “barreira” entre você e os outros, e ainda expõe sentimentos como insegurança, medo e impaciência.

4. Boa postura

Ter uma boa postura, mantendo a coluna ereta, o queixo paralelo ao chão e os ombros relaxados, é a melhor forma de dizer sem palavras que você está confiante, seguro e interessado na situação.

5. Concorde

Fazer movimentos afirmativos leves com a cabeça enquanto seu interlocutor fala demonstra interesse no que está sendo dito e ainda que você entende e concorda.

6. Voz e fala

Um estudo da Universidade de Duke concluiu que pessoas que falam baixo têm mais autoridade em um grupo. Em uma situação importante, procure manter seu tom de voz baixo, porém audível, e fale sem pressa, prezando pela clareza.

7. Olhos nos olhos

Manter contato visual é extremamente importante se você quer passar uma imagem de transparência, confiança e interesse. Apenas tenha cuidado para não ficar com o olhar fixo nos olhos da outra pessoa, o que causa desconforto. Seu olhar pode vagar pelo ambiente enquanto você fala, mas, na vez do outro, procure manter seus olhos no rosto dele, de preferência em algum lugar dentro do triângulo formado por olhos e boca.

Com essas técnicas, você vai conseguir passar uma imagem confiante e competente sem parecer arrogante e, consequentemente, vai alcançar todo o sucesso que buscar.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *