9 Dicas Para Transição de Carreira

06.07.2017

Se você está começando um negócio do zero, é provável que você ainda trabalhe pelo regime da CLT ou seja servidor público e esteja conciliando tarefas e responsabilidades das duas funções. Pode ser bastante desafiador lidar com todas as situações que envolvem a transição de carreira. E, ainda, soma-se a isso o fato de que a vida segue seu curso: é preciso cuidar da saúde, compromissos sociais e familiares, cuidar da casa, entre outras infinitas tarefas que se juntam a uma situação que por si só já exige muito empenho e resiliência.

Aqui seguem minhas dicas para que você possa passar pela transição de carreira de maneira mais tranquila.

Conserve a energia

Mantenha o bom clima do seu ambiente de trabalho. Não se deixe envolver por fofocas e questões sem importância. Adote a regra do “Isso vai fazer diferença daqui a cinco anos?” Se a resposta for negativa, não gaste mais do que cinco minutos com a questão. Não deixe mesquinharias drenarem sua energia.

Cuide da sua saúde

Mantenha a energia lá no alto se hidratando o dia inteiro, comendo comida o menos processada possível, lembre-se de alongar o corpo, não ficar muito tempo na mesma posição e, sei que essa é bem difícil: nada de abusar da cafeína!

Cerque-se de pessoas que estejam na mesma situação que você

Estar perto de pessoas passando pelo mesmo momento, por uma transição de carreira, faz toda a diferença. Procure grupos nas redes sociais, compartilhe suas dores e vitórias. É reconfortante ver que há muita gente passando pelos mesmos desafios. Além de participar e aprender com essas pessoas, pode ser uma ótima oportunidade de fazer networking.

Peça ajuda

Entenda que tudo bem pedir ajuda: seja para terminar um relatório no trabalho, levar o cachorro pra passear ou ir ao mercado, as pessoas se sentem bem em ajudar, e você não estará se mostrando fraco(a) ou abusado(a). Nesse momento toda ajuda que você puder ter é preciosa!

Siga uma rotina

Estabeleça uma rotina e siga à risca. Com uma rotina bem definida, você poupa tempo e energia decidindo coisas de menor importância, pois já estarão no modo automático.

Não deixe de se divertir

Reserve um momento para seu lazer. Pode ser uma tarde de sábado, uma hora de almoço na quinta-feira, você escolhe. Mas tenha esse tempo unicamente para fazer o que te dá prazer, curtir com a família, ou mesmo não fazer nada. E é importante que nesse momento você não use as redes sociais para trabalhar, ou fique pensando no que ainda tem para fazer. Esse tempo é só seu e vai te ajudar imensamente a recarregar as energias.

Aceite críticas

Seja consistente e constante em suas ações, mas ao mesmo tempo aberto(a) às mudanças. Esteja muito atento(a), peça feedbacks, dê a devida atenção às críticas construtivas. À medida que for realizando, você irá decidindo o que manter e o que necessita de ajuste. Quanto mais certeiras suas ações, mais rápido virão os resultados desejados.

Cuidado com o excesso de informações

Vivemos em uma época maravilhosa, em que qualquer pessoa com acesso à internet pode mudar a vida sem gastar um centavo. Há toda espécie de informação para empreendedores, em transição de carreira ou com empresas muito bem estabelecidas. Escolha alguns mentores que te inspirem, siga-os, não saia consumindo todos os livros e assinando todas as newletters. O cérebro só pode processar uma certa quantidade de informação por vez, mais que isso pode gerar dúvida e confusão mental, ou mesmo paralisá-lo(a) por completo.

Mantenha-se inspirado!

Talvez essa seja a dica mais importante de todas: mantenha sua vibração lá em cima! Fuja dos noticiários, dos “reclamões” de plantão, de toda negatividade. Escute músicas que te inspirem e motivem, siga pessoas que trilharam um caminho de sucesso, veja filmes e séries com mensagens positivas, medite, vigie seus pensamentos. Faça qualquer coisa que te conecte com algo maior. E aproveite a jornada! Só porque o caminho é cheio de desafios, não precisa ser árduo. Garanto que valerá a pena!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172