A Comunicação e a Importância das Palavras

04.04.2017

A comunicação é algo que vem sendo estudado há muito tempo e a curiosidade humana em relação a isso levou várias pessoas a voltarem a atenção para o campo das palavras. 

O professor Albert Mehrabian publicou uma pesquisa que afirmava que apenas 7% da eficácia da comunicação é determinada pelas palavras que são ditas ou o conteúdo, 38% depende do tom da voz e 55% depende da expressão corporal, roupas e gestos.

Não vou entrar no mérito de que isso seja uma verdade absoluta ou não. O importante a ser ressaltado é que o professor Albert Mehrabian se preocupou com a questão da comunicação, decidiu estudá-la e compartilhou com a humanidade seus resultados. Resultados, estes, que foram de grande importância para o entendimento humano e evolução.

Algo importante a ser dito é que o fato de apenas 7% da eficácia da comunicação ser direcionada ao conteúdo da mensagem, não torna, de nenhuma forma, esse quesito menos relevante. Tente falar sobre mercado financeiro sem dominar ou conhecer o conteúdo, possivelmente você vai falar coisas que não vão fazer sentido. Ou, dê uma palestra sem utilizar as palavras, tenho certeza que todos ficarão olhando, sem entender nada.

São situações que mostram que o conteúdo e as palavras são importantes, assim como os 38% e 55%.  

A comunicação perfeita

A comunicação só se torna perfeita quando todos estes mecanismos são usados juntos, apesar de, infelizmente, muitas pessoas focarem apenas nos 93% e acabarem deixando os 7% de lado.

O início da sua conversa vai depender dos 7%. Quando você vai convidar alguém para um jantar de negócios,o convidado vai querer saber do que se trata, e as palavras que você utilizar vão determinar se ela aceitará o convite ou não.

Não estou tentando te convencer de que um é mais importante que o outro, pelo contrário, estou tentando mostrar que todos os mecanismos são necessários.

Se você não utilizar as palavras corretas durante uma apresentação de um projeto, por exemplo, as pessoas presentes não saberão exatamente qual é a mensagem que gostaria de passar, mesmo que esteja usando os outros recursos de maneira correta. 

Por exemplo, você quer que os diretores implantem uma máquina nova e que melhorem os resultados da empresa fazendo isso. Sua intenção é realmente essa, mas por não saber usar as palavras certas, a informação que passará é a de um gasto desnecessário.

A utilização das palavras corretas, somada aos 38% e 55% da expressão corporal, modo de vestir e gestos, vão mostrar a eles o grande porquê da apresentação do seu projeto e quais serão os benefícios.

O coaching e a comunicação

O processo de coaching auxilia na identificação do problema e o coach, junto de seu coachee, traçam o melhor caminho para que a comunicação passe de um problema a um benefício de forma rápida.

Semana após semana, desafio após desafio, o profissional vai se tornando cada vez mais consciente da transformação em sua forma de comunicar. 

Contrate um coach, ele vai te ajudar a entrar em ação para desenvolver suas habilidades. Ele vai trabalhar em você a porcentagem que falta para a sua comunicação ser perfeita e você atingir o público da forma correta.

 

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Muito bem explicado Alex. Não basta apenas ter uma boa imagem, a comunicação, o ato de utilizar as palavras corretas para se expressar e de extrema importância.
    Parabéns pelo seu trabalho!

    1. É isso aí Wildna! As palavras corretas, utilizadas de forma correta tem grande peso durante uma troca de informação, uma apresentação de um projeto, uma palestra ou em uma negociação. As palavras são armas poderosas que temos ao nosso favor.

  2. Excelente trabalho… Acreditar que a gente é capaz também é importante nessa construção do desenvolvimento da comunicação. E com certeza seu trabalho tem motivado muitas pessoas, e eu sou uma delas.

    1. Alex Guydes

      Maikon, ótima resposta! Acreditar que somos capazes é muito importante na construção do desenvolvimento da comunicação, concordo plenamente com você.

      Olha, fico muito feliz em saber que de alguma forma tenho motivado você! Continue contando comigo!

  3. Temos um poder imenso,mas,infelizmente na maioria das vezes não sabemos usá-lo.
    Muito esclarecedor Alex.
    Obrigado!

    1. Alex Guydes

      Bom dia Antônio! Concordo com você, temos um poder imenso. Infelizmente acessá-lo já é outra história. O importante é saber que temos esse poder, pois isso já nos coloca em vantagem em relação aqueles que não sabem que o tem. Você pode não acessá-lo neste momento, mas sabe que ele está aí. O acesso pode ser alcançado através de um mergulho interno usando suas próprias forças e quando estiver em uma situação em que acessá-lo realmente parece impossível, você pode contar com a ajuda de um profissional como eu.

  4. Olá Alex! Estou explorando aqui o portal coaching,já me inscrevi pra receber artigos tambem por e-mail. Também li os de seus colegas, ótimos também!
    Parabéns,
    Nossa, analisando seu texto,eu não tinha pensado por este ângulo,dos 7%.
    Eu já havia lido sobre essas porcentagens na comunicação,e na epoca fiquei aborrecida quando descobri que 93% da minha comunicação não tinha resultado então pois eu não focava no tom de voz,muito menos na expreção corporal. Eu ficava horas estudando e organizando texto pra falar na igreja onde eu dava algumas palestras. Mesmo sem saber muito ou nada de comunicação na epoca,tive bons resultados pelas pelos agradecimentos no final.Agora lendo seu artigo sobre a importância dos 7% das palavras fiquei mais animada,pois prefiro escrever que falar.
    Preciso aprender a arte da comunicação,por isso conto com vc.
    Grande abraço.

    1. Alex Guydes

      Bom dia Jaqueline! Todos eles são importantes. O que vemos são pessoas “desmerecendo” o poder das palavras, deixando-as de lado e dando atenção somente para os 93%. Quando fazem isso estão interpretando de forma errada o material que o professor Albert Mehrabian nos presenteou.
      Todos os mecanismos tem sua beleza e seu poder, assim como a linguagem não verbal, a linguagem verbal tem suas vantagens.
      Um excelente resultado é alcançado quando conscientemente todos os mecanismos são utilizados com a mesma importância, pois os 100% só serão alcançados com a ajuda dos 7%. Se você gosta de escrever use isso ao seu favor, mas sempre esteja disposta a evoluir desenvolvendo outras habilidades. Precisamos usar aquilo que temos de melhor para alcançarmos os resultados que desejamos.

      Pode contar comigo para ajudá-la a desenvolver esta habilidade Jaqueline.

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172