A habilidade de ouvir o “não”

21.02.2018

No mundo dos negócios é essencial que você tenha ou desenvolva algumas habilidades específicas.

Desenvolver a habilidade de liderança, comunicação, negociação, a habilidade de trabalhar em equipe e delegar funções são alguns exemplos de habilidades que precisam estar presentes em pessoas que realmente desejam fazer a diferença.

Uma outra habilidade muito importante no mundo dos negócios e que iremos tratar neste artigo é a capacidade de receber um não e continuar seguindo em frente. Chamo isso de habilidade porque é algo que pode ser desenvolvido, algo que pode ser melhorado.

Normalmente encontramos pessoas que dizem não se importarem em receber um não, mas na prática isso é diferente. Há pessoas que dizem que não se importam, mas que foram parados em determinado momento por ter escutado esta palavra e que hoje, somente por imaginar uma situação que as possibilite ouvir um não novamente, mudam totalmente a sua fisiologia.

Muitas pessoas demonstram isso pelo simples fato de não gostarem de vender.

Qual é o problema em vender? Qual é a pior coisa que pode acontecer em uma venda?

Respondendo a primeira pergunta, em minha opinião não existe nenhum problema em vender. Vender é um trabalho honrado que consiste no ato de convencer uma pessoa a adquirir um produto ou serviço. O que tem demais nisso?

Respondendo a segunda pergunta, a pior coisa que pode acontecer em uma venda é a pessoa não comprar aquilo que você está vendendo e é aí que o problema se estabelece. Muitas pessoas não concordam com a ideia da rejeição e acabam fazendo da palavra não uma inimiga poderosa.

Não gostar de vender, na maioria das vezes, está ligado à falta de habilidade de ouvir essa palavra e não ser afetado por ela.

Pessoas que não tem a habilidade de ouvir um não e seguir em frente tem um longo processo de aprendizado pela frente, porque o não é uma palavra muito comum. Em todos os lugares você ouvirá essa palavra, seja do seu sócio, cliente e até mesmo do seu cônjuge. Empreendedores precisam desenvolver essa habilidade, pois ouvirão muito essa palavra, principalmente no começo de seu negócio.

Se você não é familiarizado com o não ou não suporta ouvir essa palavra é interessante que você trabalhe em algum lugar por um determinado período de tempo que te possibilite a desenvolver a habilidade de ouvir essa palavra e continuar em frente. Uma experiência assim vale ouro!

A experiência de adquirir a habilidade de ouvir não

Eu me permiti passar por essa experiência de ouvir o não. No meu primeiro negócio eu não tinha experiência nenhuma com vendas e decidi eu mesmo bater de porta em porta, entrar em estabelecimentos e abordar estranhos na rua para oferecer o meu produto.

No começo fiquei meio constrangido com a situação, porém à medida que o tempo foi passando e o número de pessoas abordadas aumentava eu comecei a me sentir mais a vontade e logicamente os resultados começaram a melhorar.

Deixei de ouvir não? De forma alguma, eles continuaram ali e posso dizer que até aumentaram devido ao aumento de pessoas abordadas, porém o número de pessoas que diziam sim também aumentou e o não já não era algo que me afetava negativamente, pelo contrário, cada não que eu recebia me deixava mais desejoso para ouvir um sim.

Permita-se passar por uma experiência dessas e, caso já tenha passado, meus parabéns!

Caso o não ainda seja uma palavra que te afete negativamente, procure um coach, esse profissional irá te ajudar a organizar o seu modelo mental para que isso não seja mais um problema.

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