A Importância da Comunicação e Sociabilidade

04.05.2017

Constantemente, experienciamos a comunicação e entramos em contato com outras pessoas em nosso trabalho, casa, faculdade, barzinhos, TV e em diversos outros lugares, por inúmeros outros meios.

A população do mundo triplicou em 60 anos e número de habitantes na Terra vem crescendo de maneira incontrolável.

Em 1800 o número de pessoas na Terra era de 1 bilhão. Atinge-se 2 bilhões em 1930 e cerca de 3 bilhões em 1960. Já em 1999, segundo estudos, o planeta já comportava 6 bilhões de habitantes e, hoje, estima-se que existam de 7 a 8 bilhões de pessoas na Terra. De acordo com especialistas, este número vai aumentar para 9 a 10 bilhões até 2050. Isso só mostra que o contato é cada vez maior e vai continuar crescendo desenfreadamente.

A falta de comunicação e sociabilidade

Todos os dias você vê diversas pessoas e elas podem ser familiares ou não. Como são muitas, isso é algo habitual. Você, muitas vezes, nem registra o rosto da maioria delas e, tampouco, se preocupa em conhecê-las ou não.

O nosso cérebro nos mostra, devido ao hábito, que são apenas pessoas, números. Isso precisa ser modificado em nós imediatamente. Não é apenas mais uma pessoa na fila do pão, não é mais um garçom que está te atendendo, não é mais uma secretária, não é mais uma criança ou apenas mais um sorriso.

Cada pessoa tem algo especial, cada pessoa tem algo poderoso a oferecer, então, se esforçar para se comunicar com as elas deveria ser algo primordial em nossas vidas. Você pode dizer: “Está muito corrido o nosso dia”. Sei que está, mas se você não fizer nada, ele continuará assim para sempre e pessoas importantes passarão por você. E ambas nem notarão a presença uma da outra.

Por que você precisa se comunicar?

Aquela ideia “não gosto de falar muito” precisa ser substituída pela ideia de que é necessário nos conectarmos com outras pessoas. Negócios são fechados devido à comunicação. Se o indivíduo não conseguir transmitir confiança e seriedade quando estiver buscando vender a sua ideia, infelizmente, tudo vai por “água abaixo”.

A apresentação de um projeto, o pedido de promoção, a criação de empatia e network dependem de uma comunicação bem direcionada. Falamos muito de abrir um negócio, mas que negócio? Quem é o público alvo? Sua comunicação deve ser direcionada exatamente para o seu público. Não adianta você criar um produto que favorece jogadores de futebol e sua comunicação ser direcionada a jogadores de polo, mesmo que o objetivo de ambos seja fazer gols.

A comunicação bem estabelecida te ajuda a entender as suas necessidades, as necessidades dos seus clientes, amigos, filhos, familiares e equipe. A comunicação direcionada da forma correta e para as pessoas corretas te auxilia a conhecer mais sobre seus concorrentes.

O coaching e a comunicação

O processo de coaching é uma forma de contribuir para que os profissionais que estão com algum tipo de dificuldade em se comunicar, transmitam suas ideias e desenvolvam esta habilidade. A partir disso, eles conseguirão chegar a resultados satisfatórios, sem correr o risco de mal entendido.

O profissional de coaching vai ajudar a identificar o problema e trabalhará diretamente nele para que seja mais fácil para o coachee (cliente) enxergar as várias soluções e possibilidades ao seu redor.

A grande maioria das respostas para os nossos problemas está em nós mesmos, então, a cada desafio proposto pelo coach, e pelo próprio coachee, as respostas vão sendo encontradas e a habilidade vai sendo desenvolvida de maneira rápida e consciente.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *