Afinal, O Que é Liderança?

14.11.2016
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Quando alguém fala sobre “liderança”, logo vem à cabeça o conceito de mandar em alguém, certo? Mas, você sabia que no ambiente de trabalho, liderar pode abranger outros significados e comportamentos, indo além de simplesmente dar ordens e demandar tarefas? Afinal, o que é liderança? Saiba mais a seguir.

Conceito sobre o que é liderança

Se procurarmos no dicionário, a definição sobre o que é liderança tem o seguinte significado: é a arte de comandar pessoas.

A palavra tem origem no termo inglês “leader”, que significa líder. Leadership significa liderança. Logo, um bom líder só é bom porque tem uma boa liderança.

A definição de liderança pode ser classificada em três tipos:

Liderança Autocrática

Na liderança autocrática, o líder possui papel principal e os subordinados não têm liberdade de escolha. Ou seja, as tomadas de decisões são totalmente do líder, que geralmente é dominador e seus subordinados agem sempre sob tensão. Na maioria dos casos, quando o líder autocrata não está presente, os subordinados tendem a não trabalhar.

Liderança Democrática

O líder democrático orienta, ajuda e facilita o grupo como um todo, ouvindo, sugerindo ideias e todas as decisões são tomadas em conjunto. Em um ambiente em que o líder é democrata, o grupo tende a ter resultados positivos na entrega de tarefas, bom relacionamento com o próximo e maior comprometimento com o trabalho.

Liderança Liberal

A liderança liberal permite que o líder omita seu papel, deixando que as situações fluam sem a sua interferência. Nesse caso, a participação do líder é um tanto limitada, porém, existe confiança e liberdade no grupo.

A importância da liderança nas organizações

Em cada uma das lideranças que citamos acima, a atuação do líder promove a comunicação com o grupo. E como todos sabem, comunicação é parte fundamental no ambiente de trabalho.

Ultrapassando o simples conceito que podemos encontrar nos dicionários sobre liderança, podemos afirmar também que uma boa liderança é sinônimo de bons resultados, de saber como liderar uma equipe comprometida e de um ambiente de trabalho maduro.

Independentemente do tipo de liderança escolhida (autocrática, democrática ou liberal), para alcançar um patamar de sucesso, é preciso também que os subordinados sejam seus próprios líderes. Isso faz com que eles caminhem com as próprias pernas e saibam agir quando o líder não puder estar presente.

Quando falamos em liderança, é ideal que não olhemos somente o conceito básico, mas sim, as questões que definem o verdadeiro líder.

Você sabe o que é Liderança Coaching? É quando um líder faz uso dos recursos do coach para conseguir resultados brilhantes juntamente com a equipe. Você também quer alcançar esse resultado? Continue acompanhando o nosso portal!

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