Saiba Como Lidar Com Ansiedade no Trabalho

26.01.2017

A ansiedade no trabalho é apontada como uma das principais causas que afetam a qualidade de vida e o desempenho dos colaboradores nas organizações. Tratada como o mal do século, ela demonstra que os profissionais têm chegado ao seu limite. Isso ocorre porque o mercado está cada vez mais dinâmico, exige das pessoas preparação e, ao mesmo tempo, não dá certeza sobre os seus rumos.

Ansiedade nada mais é do que antecipação emocional ou preocupação daquilo que vai acontecer no futuro. Em geral, envolve medo: tendemos a trazer para o presente aquilo que só deveríamos vivenciar no futuro. Como resultado, ficamos aflitos e angustiados constantemente. Não demora muito para vir o estresse e os seus reflexos negativos na saúde física e mental. Problemas gastrointestinais, dores de cabeça, sobrepeso, insônia, cansaço extremo, entre outros, são apontados como consequências desse estado emocional. Como resolver isso?

Ansiedade no trabalho: você é vítima ou responsável por ela?

Como dissemos, a ansiedade no trabalho acontece porque projetamos algo que ainda nem aconteceu (e que tampouco sabemos se desenrolará como imaginamos). Nos preocupamos demais e começamos a ficar obcecados por determinado pensamento. Com isso, nem fazemos as atividades sob nossa responsabilidade adequadamente, nem aproveitamos as oportunidades para construirmos uma carreira de sucesso.

As organizações podem ajudar a diminuir a aflição dos seus funcionários, por meio de uma gestão mais transparente. Mas, são os profissionais os principais responsáveis por lidar bem com a ansiedade no trabalho e evitar que ela prejudique seu desempenho. Para isso, aqui vão algumas dicas:

Tenha foco

Ás vezes, ansiedade no trabalho é causada por simples falta de organização do tempo. Utilize ferramentas de administração das tarefas para se focar em uma de cada vez. Ao separar as demandas imediatas das futuras, você se concentra melhor e consegue iniciar e terminar todas elas, sem sofrimento!

Canalize a sua preocupação

Não adianta negar a preocupação, porque isso só gera mais ansiedade. Essa emoção é um mecanismo de defesa que serve para nos deixar alertas. A saída é utilizá-la a nosso favor e não o contrário, deixá-la nos conduzir. Isso se chama inteligência emocional e você somente consegue atingi-la por meio do autoconhecimento.

Busque a sua própria ideia de sucesso

O que é sucesso para você? Nem sempre sua resposta será a mesma que a de outras pessoas. O autoconhecimento pode ajudá-lo a se conectar com seus valores e encontrar o que traz significado e propósito para sua vida. Quando você tiver isso bem definido, não ficará frustrado com padrões de realização de vida impostos pela sociedade e saberá lidar melhor com a ansiedade no trabalho.

Este artigo iluminou mais o seu pensamento? Deixe nos comentários!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. É mesmo preciso ter inteligência emocional para não deixarmos a ansiedade os dominar. Estejamos atentos,
    Parabéns pelo artigo.

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172