Autoconhecimento: Dicas Se Manter Equilibrado

19.07.2017

Muitas pessoas me perguntam como posso me manter equilibrada em meio as turbulências do dia a dia.  Ao longo do dia vão surgindo diversas situações que, para a maioria das pessoas, são estressantes. Elas perdem a paciência, sentem irritabilidade, palpitações e, às vezes, até choram.

Pois é, eu já senti todos estes sentimentos. Eu acreditava que todos estavam contra mim, que aquele não era meu dia, que certas pessoas faziam algo de propósito só para me irritar. Muito egocentrismo meu, não acha?

Será que os outros não tem mais nada para se preocupar além da minha pessoa? Eu sou o centro da atenção das pessoas que me rodeiam? Tudo que acontece no mundo é por minha causa? Com certeza não. Mas então, onde está o problema?

Bom,  a resposta para pergunta sempre aparece no espelho quando eu fico de frente para ele. Sim, a resposta é: eu mesma.

Sou eu quem cria os sentimentos para cada realidade que se apresenta. Deste modo sou a única responsável por tudo que sinto. 

Para cada sentimento eu me pergunto o porquê da sensação. Tem fundamento? Estou colocando importância no que não devo? O dia está difícil mesmo ou estou enxergando dificuldade onde não existe? São as pessoas que, de fato, estão me irritando ou a irritação está em mim?

Então, quando aquele turbilhão de sentimentos aparecer, não se desespere. Pare, reflita, se acalme, avalie e se organize. O autoconhecimento é muito importante, por isso preste atenção em você, e tome a decisão de fazer um ótimo dia, por que esta decisão é sua.

3 Dicas para Conquistar o Autoconhecimento:

Ler

A leitura é uma boa alternativa para desenvolver o conhecimento pessoal. Livros de autoajuda e aqueles com questionamentos sobre o mundo, questões filosóficas e a atualidade são uma boa maneira de conhecer seus pensamentos e limitações.

Prestar atenção em suas ações

Conheça seus padrões de comportamento, suas necessidades e os seus desejos. Saiba avaliar como você vai agir de acordo com os passos que já deu no passado. São medidas a serem tomadas para não que você não comenta erros repetidos e mude de percepção quando sentimentos impetuosos aflorarem.

Faça uma lista

Separe em um papel os seus pontos fortes e os seus pontos mais fracos. Pelo menos 10 de cada, observe-os bem, identifique o que pode ser melhorado e desenvolvido e reflita sobre.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172