Autoestima: Por que é Importante Para o Seu Sucesso?

10.07.2017

Em mais de 7 bilhões de possibilidades, não há em todo o planeta Terra outra pessoa igual a você. Ninguém no mundo viveu os mesmos desafios, descobertas e adversidades na mesma sequência espaço-tempo que você. A sua experiência humana, a sua história, é única.

Quando você sabe quem é de verdade, valorizando a sua raridade; quando você se reconhece através dos seus talentos (pontos fortes) e das suas fraquezas (pontos a serem trabalhados); quando confia na sua capacidade de tomar decisões, fazendo escolhas que enriquecerão sua vida; quando se sente merecedor de amor, felicidade e sucesso; então, você se dá conta de que possui o poder para realizar o que sonhou e viver as histórias que terá orgulho de contar. Este nível de consciência chama-se autoestima.

Diferente do que muitas pessoas acreditam, a autoestima não está relacionada à aparência física; não tem nada a ver com se achar bonito ou feio.

Assim como não se pode construir uma casa ou um arranha-céu de forma segura e estável sem uma boa fundação, é improvável a um ser humano, construir uma vida de sucesso (pessoal e/ou profissional), sem possuir um bom nível de autoestima. Basta verificar a biografia das pessoas que deixaram sua marca de forma positiva na história e você perceberá que todas elas possuíam um alto nível de autoestima.

A qualidade dos relacionamentos interpessoais, por exemplo, está intimamente relacionada ao nível de autoestima. Quando alguém acredita que para ter valor, precisa estar num relacionamento, passa a aceitar qualquer tipo de tratamento ou situação: xingamentos, humilhações, chantagens, ou mesmo, violência física. Ao duvidar e subestimar o seu poder pessoal ela se anula, entregando ao outro a responsabilidade pela sua felicidade e pelo seu futuro. Então, deixa de ser protagonista da própria vida, ficando à mercê das vontades da outra pessoa.

Pessoas com autoestima elevada não aceitam migalhas afetivas, demonstram segurança, zelam por sua individualidade e encontram-se mais preparadas para passarem pelos altos e baixos da vida e dos relacionamentos, com mais serenidade e equilíbrio emocional. Elas sofrem menos diante do imponderável que é a vida. Porque não importa o que aconteça, embora estejam cientes de que não são perfeitas e que podem cometer falhas, elas também acreditam que sempre podem recomeçar e construir experiências que lhes permitam sentir mais afinidade, cumplicidade e aconchego.

A base que dá suporte aos relacionamentos saudáveis é obtida quando reconhecemos, aceitamos e valorizamos a nossa própria raridade. Principalmente, quando estamos convictos de que merecemos ser amados incondicionalmente.

Realização e Desempenho vs Autoestima

Em termos de realização material e desempenho produtivo, a autoestima também está intimamente relacionada. Pessoas que possuem um inventário dos seus pontos fortes e dos seus pontos a serem desenvolvidos, conseguem ter mais clareza e lucidez ao executarem seus planos de ação. Algo que lhes permite potencializarem o impacto das suas habilidades e minimizarem o efeito das suas fraquezas durante a execução dos seus objetivos.

Pessoas inseguras, com um baixo nível de confiança na sua capacidade de tomar decisões e de gerirem as próprias vidas, geralmente começam várias atividades e desistem da maioria delas antes de tê-las concluído. Como não conhecem a si mesmas o suficiente e não possuem uma autoconfiança satisfatória, desistem da atividade ou objetivo, assim que surge a primeira grande adversidade. Normalmente, elas estão sempre dando desculpas pela ausência de resultados.

Por que a autoestima é tão importante?

É nítida e impactante a diferença de desempenho de alguém que sabe quem é, que confia em si mesmo e na sua capacidade de fazer boas escolhas. Esta confiança interna lhe dá poder para reunir pessoas em torno de seus projetos e ideias e liderá-las para a realização destes objetivos ou causas.

Quando você sabe quem é, conhece as suas habilidades, se mantém humilde diante das suas fraquezas, sem se deixar paralisar por elas; confia na sua capacidade de realizar boas escolhas ao se deparar com as encruzilhadas da vida e percebe que suas atitudes e ações geram um crédito com o universo, permitindo sentir-se merecedor de amor, felicidade e sucesso, então, neste momento, realizar o que quer que você deseje será mais simples e exigirá menos esforço.

Se você quer ter resultados, viver experiências que agreguem valor à sua vida e além disso, saborear a felicidade, então, seu plano deverá incluir o desenvolvimento da sua autoestima: o poder pessoal para construir histórias que você terá orgulho de contar. 

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *