Como Balancear as Atividades Extras no Trabalho

22.02.2017

Uma das características que mais destacam o profissional dentro do ambiente de trabalho é a pró-atividade. Antecipar-se dos possíveis problemas, apresentar sempre soluções e organizar todas as tarefas demonstra vontade de aprender, crescer e colaborar com o desenvolvimento da empresa. Tanta eficiência, muitas vezes, acarreta em atividades extras e tempo a mais no trabalho, o que pode não ser saudável, uma vez que a vida profissional e pessoal deve estar em equilíbrio. Saiba como balancear as atividades extras no trabalho e deixe a sua rotina muito mais saudável e produtiva.

Organize a sua rotina e calcule seu tempo

Ter organização é importante em qualquer meio, seja ele profissional ou pessoal. Para isso, o ideal é organizar a rotina priorizando os afazeres mais importantes e evitando o acúmulo de tarefas pendentes no final do dia.

Atualmente, podemos contar com diversas ferramentas e até mesmo aplicativos de celular que facilitam a vida de muitas pessoas. Quem prefere a boa e velha agenda de papel também pode continuar com ela, mas é ideal é ter anotado todas as tarefas com as datas de entrega e tempo estimado para cada uma delas e, claro, fazendo sempre as devidas atualizações.

Deixe os problemas de lado e crie soluções

Muitas vezes, as atividades extras no trabalho são consequências de problemas que precisam ser resolvidos. É preciso saber que, por mais que exista a rotina, problemas poderão surgir. Nesse caso, a postura mais adequada é tirar o foco do problema para criar a solução. Perde-se muito tempo procurando culpados ou tentando entender a raiz do problema em vez de agir rápido para pensar na melhor maneira de lidar com aquilo. Essa atitude poupa e valoriza o tempo.

Preserve a sua saúde mental

As atividades extras no trabalho, geralmente, são inevitáveis, mas jamais devem ser constantes. Lembre-se que um trabalho bem feito só é produzido por uma mente que está descansada e saudável. O excesso de trabalho prejudica a saúde física e mental, por isso, se notar que essas atividades estão fazendo parte da sua rotina, retome ao seu planejamento e agenda para organizá-la de forma mais eficaz e coerente. Outra dica é observar o tempo ocioso da organização. Ele é frequente? Então é hora de reunir todos e redistribuir tarefas e funções.

O dia a dia de um colaborador é sempre imprevisível, por isso, seja flexível às mudanças e coloque as ideias em prática. Muitas vezes, o bem estar e o desempenho da equipe dependem somente de um planejamento objetivo e eficiente, o que ajuda a balancear as atividades extras no âmbito profissional.

E você? Como costuma lidar com esse tipo de situação? Conte para nós nos comentários!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. with people like one to grant visibly all of that numerous populaces would am inflicted with sold for electronic ebook to create selected jumps in favor of their unique terminate, mainly right away feacaadgbdfkfkdg

  2. Hi there would you mind letting me know which webhost you’re utilizing? I’ve loaded your blog in 3 different web browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most. Can you suggest a good web hosting provider at a honest price? Thanks a lot, I appreciate it! eedkdkffgeageacg

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *