Benefícios da Orientação Profissional ou Vocacional

23.01.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Os termos orientação profissional ou vocacional são comumente usados por jovens que estão em busca de auxílio em períodos que antecedem a inscrição em vestibulares. Isso acontece porque nem sempre nos conhecemos de maneira plena antes de realizar a escolha do curso que queremos seguir ou até mesmo qual área nos encanta mais.

O filósofo Confúcio disse certa vez, “escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida”.

A busca pela ocupação dos sonhos e pela satisfação profissional nos acompanhe desde o momento em que nomeamos uma profissão, mas pode durar mais tempo se a decisão do que estudar for feita no impulso ou até mesmo com a menor carga de incerteza.

No entanto, para alcançar a satisfação profissional é preciso comprometimento, autoconhecimento e clareza na hora de realizar algumas escolhas e é aí que a orientação profissional pode te ajudar. No entanto, antes mesmo de falarmos sobre seus benefícios, é preciso entender o que é a orientação profissional.

O que é orientação profissional?

Orientação profissional ou vocacional é um trabalho desenvolvido por psicólogos e profissionais de gestão de pessoas que buscam auxiliar quem não sabem qual área deve seguir ou que está insatisfeito com sua ocupação.

Por esse motivo é com que a orientação profissional seja procurada tanto por jovens quanto adultos que já estão no mercado de trabalho há alguns anos.

Autoconhecimento

Um dos principais benefícios da orientação profissional é o autoconhecimento. Por meio de uma série de testes de personalidade, habilidades e entrevistas direcionadas, o profissional consegue traçar de maneira mais ampla suas aptidões, paixões e pontos fortes. Para isso, são levados em conta suas habilidades, gostos e maneira como agem diante de diversas situações.

Conhecendo suas motivações

Conhecer aquilo que te faz bem é um trabalho árduo, deixado de lado pela maioria das pessoas que acreditam que ocupação profissional e prazer não podem andar juntos. A verdade é que já sabemos que só têm sucesso quem faz o que gosta e só faz o que gosta quem conhece bem o que lhe motiva.

O trabalho da orientação profissional é te ajudar a entender características que te fazem seguir em frente, temas que te interessam verdadeiramente e habilidades que permitem que você se destaque em relação aos outros profissionais.

Amplie seu conhecimento profissional

Outro grande benefício da orientação profissional ou vocacional está diretamente vinculado ao conhecimento profissional. Depois de reconhecer seus pontos fortes, saber suas motivações pessoais e entender o que te faz feliz, é hora de conhecer melhor as áreas para as quais sua personalidade e habilidades são essenciais e onde poderá se destacar.

Esse direcionamento permite que você conheça áreas correlatas e que assim amplie também seu leque de escolhas, que só será finalizada depois que você tiver certeza de qual caminho seguir.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Aline,
    Parabéns pelo seu artigo. Consegue ajudar de forma rápida e prática outras pessoas a compreenderem o que são as “gerações” e suas diferenças.
    Um abraço,
    Bruno Juliani.

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *