Cartão de Crédito: Como Usar com Responsabilidade

30.05.2017

Visto como queridinho na bonança e como vilão em tempos de crise financeira, o cartão de crédito se popularizou no Brasil nos últimos 20 anos. É inegável que o uso do cartão tenha dado mais conveniência e praticidade ao consumidor nas operações de compra de bens e serviços, eliminando a burocracia e agilizando o processo.

Ao optar pelo uso do cartão, você acaba substituindo o pagamento de vários gastos e despesas, de vencimentos específicos ao longo do mês, por uma única fatura e um único vencimento. Com isso, você simplifica sua relação financeira com vários fornecedores, direcionando o pagamento do montante devido a um único credor: a administradora do seu cartão de crédito.

Porém, a conveniência obtida com esta escolha tem um preço: a taxa de anuidade cobrada pela maioria das administradoras de cartão, pela prestação de serviços no período. Opções e alternativas? Solicitar à administradora um desconto no valor da anuidade; optar por um cartão sem cobrança de anuidade de forma vitalícia; partir o cartão ao meio e dar adeus a esta forma de pagamento, suas vantagens e consequências.

Há ainda, a opção de cartões de crédito que oferecem programas de milhas, pontos e recompensas. Mas cuidado! Os benefícios acumulados nestes programas, normalmente, apresentam um prazo de validade para seu resgate ou utilização. Além disso, não é raro as administradoras cobrarem taxas pelo uso deste sistema. Outro alerta, menos óbvio, mas que pode impactar no comportamento do consumidor: o estímulo sutil ao aumento do consumo, que o sistema de recompensas sugere implicitamente.

No Brasil, há décadas, as administradoras de cartão de crédito tem praticado taxas de juros estratosféricas sobre o saldo devedor de faturas vencidas, que compõe o sistema conhecido como crédito rotativo: outra conveniência promovida pelas administradoras.

Mas calma! Não vamos rotular o cartão de crédito como vilão e condená-lo à fogueira da inquisição. O cartão de crédito é apenas uma ferramenta, uma forma de pagamento que tem simplificado nosso cotidiano e nos feito perder menos tempo em filas. Assim como tem facilitado e viabilizado a rotina da maioria dos estabelecimentos comerciais e segmentos prestadores de serviços.

Dicas para usar o cartão de crédito com consciência:

Abaixo, algumas atitudes a serem tomadas para que o cartão de crédito se mantenha como um aliado, simplificando sua rotina e reduzindo o estresse desnecessário:

  • Pague sempre o valor total da fatura do cartão, até a data de vencimento;
  • A inexistência de uma fatura de papel não o desobriga do pagamento do valor devido;

  • Tenha claro que o limite de crédito do seu cartão não é uma fonte de renda sua, mas um ativo da sua credora: a administradora de cartões.

  • Não basta consultar o limite de crédito disponível antes de realizar novos gastos. A informação mais importante é o valor que já foi gasto e que fará parte da fatura do mês. Assim você pode manter sua capacidade de pagamento dentro do seu orçamento;

  • Muita atenção ao conceder cartões adicionais para filhos e/ou dependentes. Eduque-os financeiramente primeiro, para que só então, possa presenteá-los com esta facilidade;

  • Mantenha um controle das suas compras parceladas no cartão, usando uma planilha eletrônica, por exemplo.
  • Ao longo do mês, acompanhe a evolução dos seus gastos e despesas realizados com cartão;

  • Há opções de crédito muito mais baratas e inteligentes que o rotativo ou saque em dinheiro feito com cartão de crédito. Busque informações com seu consultor financeiro ou com o seu gerente do banco;

  • Siga as recomendações de segurança feitas pela administradora de cartões, tanto para as compras presenciais quanto as pela internet.

Com boas escolhas e a atitude correta, você poderá desfrutar a vida de resultados e equilíbrio que sempre desejou, sem sofrimentos desnecessários.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172