Coaching e Promoção da Saúde

29.05.2017

Eu sou Roberto Almeida, Psiquiatra e Coach.

Há uns 10 anos dedico-me  à qualidade de vida no trabalho e temas afins. Tomei conhecimento do Coaching em um MBA que fiz sobre gestão de programas de promoção de saúde e qualidade de vida para organizações, por volta de 2008.

Em 2009 fiz minha primeira formação para  Coach. Ao término do curso  fiquei fascinado com quanto o Coaching  poderia beneficiar ao setor da saúde. 

Tanto na vida  pessoal  quanto na profissional, todos nós convivemos  diariamente com os efeitos da Reestruturação Produtiva em curso. Esta iniciou-se entre as décadas de 50 e 60. Caracteriza-se por (1) um aumento intensivo em inovações tecnológicas, com destaque para automação e a informatização do processo de produção de mercadorias e de serviços; (2)gestão flexível da produção e do trabalho; (3)mudança do aparato jurídico que normaliza o processo produtivo e as relações de trabalho.

No e-book lançado pelo grupo Algar encontramos a seguinte frase:“ Inovação requer gestão voltada e focada em resultados.” Menciona-se também que no relatório The Global Innovation índex 2014 o Brasil ocupa a posição de número 61. Pois é, não temos sido tão inovadores. E isso fez com que aquele grupo declarasse:

“Minha esperança é que as organizações contratem para o corpo diretivo líderes com perfil mais inovador e maior ousadia para pensar, agir ou fazer e obter resultados de forma diferente.”

Enquanto Coaches temos ferramentas e competências para tanto, e Programas de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho têm muitas oportunidades para Coaching. Mas será preciso conhecer e combinar aquilo que o Coach já sabe com alguns modelos.

No próximo mês apresentarei o modelo  para Ambientes de Trabalho Saudáveis da Organização Mundial de Saúde-OMS. Ele poderá aumentar seu poder  para levar seu Coaching a diversos subnichos do setor da saúde. Não deixe de acompanhar o próximo artigo!

Até lá!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Parabéns, amigo. Sabemos que a promoção a saúde é a base para uma sociedade mais justa. Um abraço, e novamente parabéns pela iniciativa. Gratidão!!

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172