Como Aplicar Análise SWOT Pessoal

13.11.2016
Crie seu futuro – 728 x 90

Muitos conceitos da administração empresarial podem ser úteis na gestão da vida particular. A análise SWOT pessoal é exemplo disso.

Empregada para proporcionar uma visão estratégica completa sobre o mercado e garantir a competitividade das organizações, essa ferramenta também se mostra útil na identificação de nossas Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Com aplicação rápida e fácil, a Análise Swot amplia a nossa visão sobre nós mesmos e sobre o mundo ao redor, uma vez que proporciona:

  • Autoconhecimento: revela características pessoais que podem não ser tão óbvias;
  • Conhecimento sobre o ambiente externo: ajuda a compreender as influências que o mundo externo exerce sobre nossos comportamentos.

Passos para aplicar a Análise SWOT Pessoal

Para aplicar a análise SWOT, devemos dividir seus fatores entre ambiente interno e externo. Forças e Fraquezas compreendem o ambiente interno, que podemos controlar diretamente. Já Oportunidades e Ameaças estão no ambiente externo, ou seja, não podemos controlar, mas sua identificação e entendimento são fundamentais para montar nosso plano de vida.

O objetivo da análise é entender seu cenário interno e externo para definir ações com mais assertividade que o levem ao alcance de suas metas. Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Análise SWOT pessoal, pegue papel e caneta para praticá-la.

Passo 1: análise do ambiente interno

Comece a Análise SWOT pessoal levantando informações sobre seu ambiente interno, ou seja, sobre você. É importante considerar a sua vida integralmente, em todos os setores (pessoal, sentimental, profissional, entre outros). Liste quais são os seus pontos fortes, aquilo que você faz naturalmente, sem dificuldades. Para facilitar a identificação, procure responder: no que você se destaca com relação a outras pessoas?

Passe em seguida à identificação das suas fraquezas, ou melhor, seus pontos de melhoria. Todos os comportamentos e ações que não são naturais e demandam esforço. Coloque no papel aquilo que você precisa melhorar para obter o desempenho desejado.

Se você tiver dificuldade, peça feedback das pessoas ao seu redor, pode ser parentes, amigos e colegas de trabalho. Ouça o que eles têm a dizer sobre seu comportamento, qual a percepção que você passa, entre outros pontos relevantes. Elogios, críticas também são bem-vindos.

Passo 2: análise do ambiente externo

Da mesma forma, você deve analisar o ambiente externo, que compreende tudo e todos que estão à sua volta e influenciam suas atitudes. Vamos começar pelas oportunidades, pessoas, situações, trabalhos, que podem ajudá-lo em seu desenvolvimento e alcance dos objetivos.

Reflita sobre o seu contexto atual para mapear todos os recursos presentes que você pode aproveitar para chegar onde quer. Por exemplo: algum amigo que trabalha na empresa para a qual você quer trabalhar, novos ramos de atuação para seu negócio, entre outros. Escreva todas as melhorias que identificar. Quando colocamos no papel as nossas ideias, estamos começando a concretizá-las, porque fica mais fácil de visualizar.

Outro ponto da análise externa é a identificação das ameaças ou desafios a serem superados. Pense neles como pedras no caminho: pessoas, situações, cenários que o impedem de conseguir o que deseja. Também podem ser internos, como insegurança, medo, entre outros.

Depois, pense em ações para começar a praticar agora que permitam trilhar um caminho de sucesso na conquista de suas metas e objetivos. Use seus pontos fortes para aproveitar as oportunidades, superar os desafios que surgirem e minimizar influencias nos seus pontos de melhoria.

Compartilhe nos comentários como foi fazer a Análise SWOT pessoal, em quais dos passos você teve mais dificuldade, enfim conte sua experiência!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *