Como aproveitar melhor o tempo na relação com o seus filhos?

18.10.2017

Queixamo-nos do pouco tempo que temos para cumprir todos os compromissos e equilibrar as atividades de nossa rotina, os cuidados com nossa família e os compromissos de trabalho. Muitas vezes nos sentimos culpados, por não achar que estamos sendo suficientemente presentes como gostaríamos. Quando nos mantemos culpados e não fazemos nada a respeito, ficamos aprisionados na culpa e não saímos do lugar. Certamente não se consegue estar integralmente com os filhos, mas é possível criar momentos em que a atenção está totalmente focada neles.

Todos precisam ter seu tempo próprio, fazer as coisas que são importantes para si e trazem satisfação pessoal, inclusive os pais, para que, quando estiverem com os filhos, possam fazê-lo de forma plena, intensa e verdadeiramente entregues àquele momento de alegria, trocas e descobertas. Além do tempo juntos em família, também é importante dedicar tempo exclusivo a cada um de seus filhos.

A tecnologia nos trouxe muitos benefícios, mas também o afastamento em nossos relacionamentos. O pouco tempo de convivência existente retrata cada membro da família realizando uma atividade solitária com o seu meio tecnológico de preferência, ocasionando distanciamento, falta de comunicação e conexão entre os membros da família. Todos os dias os pais fazem escolhas que influenciam na qualidade e quantidade de tempo e atenção que dedicam aos filhos.

Para ganhar tempo, tendemos a fazer as coisas para os nossos filhos e, com isso, acabamos fazendo por eles o que já são capazes de fazer sozinhos, ou impedimos que adquiram novas habilidades. A criança tem um conceito de tempo diferente do adulto. A criança vive o momento, já os adultos têm uma visão linear, usam a lógica e o planejamento. Precisamos estar atentos para que a correria da vida não prejudique o desenvolvimento de nossos filhos.

Ao fazemos as atividades junto com a criança, aproveitamos o tempo que temos para passar ensinamentos e estimular sua autonomia. Esta é uma ótima forma para promover interações familiares mais efetivas e realizar atividades em conjunto para proporcionar um ambiente afetuoso e estimulante. Aproveitar o tempo na hora do preparo das refeições, no trajeto para um compromisso, na hora de fazer compras, no momento de colocar para dormir. Procurar interagir e promover a interação por meio dos jogos e brincadeiras contribui para a promoção da saúde no ambiente familiar.

Viva o Presente: Aproveite seu Tempo

Procure aproveitar melhor seu tempo, tornando a rotina mais leve e agradável, criando junto com seus filhos novas possibilidades e formas mais criativas de fazer as coisas. Quando conseguimos estar inteiros e plenos no que fazemos, saímos do “piloto automático” e deixamos de viver sempre o momento futuro, o que está por vir, diminuímos nosso nível de ansiedade. Ao valorizar o presente e cada momento que vivemos, ensinamos a criança a desfrutar a jornada.

Através das interações familiares, do diálogo, da brincadeira, do afeto, é possível transmitir ensinamentos e valores. A interação adequada dos pais com os filhos permite à criança o desenvolvimento pleno de suas capacidades cognitivas, de sua afetividade, de suas relações sociais. Quando crescemos nos sentindo amados de forma incondicional, com total entrega e presença, nos tornamos emocionalmente seguros, com a coragem e firmeza necessárias para trilhar os caminhos da vida e seguir adiante.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *