Como Aumentar a Produtividade

09.03.2017

Aumentar a produtividade é o desejo de boa parte dos profissionais que entendem as dificuldades de se manter ativo dentro do mercado de trabalho, cada dia mais competitivo. A palavra, amplamente disseminada entre supervisores, nem sempre é bem entendida, o que atrapalha a evolução dos colaboradores.

Por isso, antes mesmo de explicar o tema, é preciso dar uma breve introdução sobre esse importante conceito.

Entenda o que é produtividade

Ser produtivo não é apenas produzir mais ou entregar mais resultados. A produtividade é, na verdade, a capacidade de evoluir como profissional e entregar mais em menos tempo ou com o uso de menos recursos, sem que se perca a qualidade do produto ou serviço prestado.

Ao contrário do que muitos acreditam, não é porque se passou a ter mais produção que a produtividade aumentou. Portanto, a busca pelo aumento da produtividade se torna ainda mais cuidadosa quando se preza pela evolução contínua do que se deve entregar dentro do ambiente profissional.

Saiba seus hábitos e mude se preciso

O primeiro passo a ser dado para ser mais produtivo está na análise dos próprios hábitos. Afinal, é com essa observação que você entenderá melhor como é o seu rendimento e como pode ganhar mais tempo e qualidade produtiva.

Pode ser o abandono de um hábito prejudicial, como o uso indiscriminado do celular ou até mesmo a certificação de um novo curso. Além disso, encontrar os bons e maus hábitos será essencial na hora de entender o que pode ser feito para aumentar a produtividade.

Tenha um planejamento

Definir metas é importante para alcançar seus objetivos, principalmente quando falamos em aumento de produtividade, que quase sempre tem como consequência um cargo ou salários superiores.

Ao planejar onde se quer chegar, é possível encontrar caminhos que permitam esse crescimento e descobrir soluções que antes não víamos. Definir algumas metas também é essencial para se ter mais motivação e foco.

Tenha uma vida saudável

Pode parecer clichê, mas de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, pessoas com hábitos de vida saudáveis tendem a ter um aumento na produtividade de até 20%. Isso porque a quantidade certa de nutrientes ajuda no pleno funcionamento do organismo, diminuindo os níveis de estresse e cansaço.

Para aumentar a produtividade você também deve investir em atividades que tragam benefícios como a meditação e ioga.

Gostou do conteúdo e quer saber mais como aumentar a produtividade e se destacar no mercado de trabalho? Assine nossa newsletter e recebe conteúdos em primeira mão.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Fantástico texto!!!

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *