Como Cultivar Valores na Sua Família?

17.10.2017

Os valores que cada família possui, além de basearem seu alicerce, servem como uma bússola que dá o sentido de direção à vida. Independente de sua constituição, a família é um sistema que tem o papel de promover o pleno desenvolvimento de potencialidades, cultivar valores e bons sentimentos em seus membros. Os pais passam ensinamentos todos os dias para os filhos e as crianças aprendem por espelhamento, com o que observam em seus comportamentos.

Muitas vezes, sem perceber, passamos coisas que não gostaríamos de passar aos nossos filhos, por isso é tão importante cuidar para ter coerência nas palavras e nas atitudes. É imprescindível que reforcemos os princípios que desejamos cultivar em nossos filhos, que irão nortear suas decisões e escolhas.  Desejamos que nossos filhos sejam independentes, confiantes, autônomos e emocionalmente saudáveis. Queremos que cultivem bons relacionamentos, que se tornem pessoas íntegras e sejam bem sucedidos.

Os valores influenciam todos os aspectos da vida: julgamentos morais, respostas aos outros, objetivos pessoais e profissionais. Baseados neles, fazemos escolhas, definimos prioridades e tomamos decisões em nossa vida. A clareza dos valores é essencial para nos manter na trajetória desejada e seguir em frente, dando a coragem necessária para atravessar as situações desafiadoras e fazer escolhas difíceis.

Cada família possui seu sistema de regras e valores e, como pais, precisamos comunicar de forma clara aos nossos filhos o que é permitido e as coisas que não são negociáveis dentro da família. Ao estabelecer as regras, seja congruente, pois você é um modelo para o seu filho, por isso, não coloque regras que você mesmo não irá cumprir. Costumamos ficar tão mergulhados em nossa rotina diária, que não nos damos conta da importância de criar formas de alimentar e reforçar esses valores em nossa família.

Formas de cultivar valores familiares:

Você poderá construir com sua família algumas formas de nutrir os valores que deseja perpetuar. Além do exemplo, que é a forma mais poderosa, o diálogo de qualidade é sempre uma eficiente ferramenta para proporcionar um ambiente enriquecedor para ajudar a criança a refletir. Outra ferramenta que pode ajudar a internalizar as regras são as brincadeiras e os jogos. Pais que brincam com seus filhos conseguem acessar o universo infantil transmitindo aprendizados, educação e valores importantes para o seu desenvolvimento.

Os livros de histórias, filmes e desenhos, também são ótimos aliados para desenvolver a imaginação, ampliar a percepção da criança sobre o mundo e ensiná-la a lidar com emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Exercitar o hábito em família de agradecer pelas coisas boas que aconteceram no dia promove sentimento de gratidão e cria um reservatório de positividade, além de favorecer uma maior integração, sentimento de pertencimento e colaboração entre a família. Esses foram alguns exemplos e existem inúmeras possibilidades de compartilhar valores e princípios para transformá-los em ações.

É preciso ter nitidez para identificar o que realmente nos importa, o que nos define e o que nos torna quem somos. Convido você neste momento a identificar quais são os 5 valores principais que têm guiado a sua vida e de sua família. O que você pode fazer para alimentar esses valores? Quais são os critérios importantes que têm determinado suas atitudes? Identifique uma área específica de sua família em que você acha que possa ser útil colocar o seu foco para efetuar algumas mudanças necessárias. Qual a ação você pode executar para conquistar o que deseja?

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172