Como Delegar Tarefas

08.02.2017

Delegar tarefas é uma das principais competências de um líder e, ao mesmo tempo, uma das mais difíceis. As relações de trabalho estão mudando e o mercado ficando cada vez mais competitivo. Nesse contexto, já não cabe mais o esquema “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.

Para as empresas garantirem seu sucesso e reterem talentos, elas dependem do bom trabalho do líder. Aprender a delegar tarefas adequadamente é um passo fundamental para garantir que as respectivas demandas sejam realizadas por verdadeiros especialistas daquele assunto e para, assim, alcançar resultados extraordinários. Ao mesmo tempo, é indispensável para explorar ao máximo o potencial de cada membro da equipe e desenvolver seus talentos.

O principal problema é que os profissionais promovidos a gestores quase sempre têm grande conhecimento técnico na área, mas não dominam a arte de lidar com pessoas. Alguns deles, inclusive, não acreditam ou aceitam que outras pessoas possam realizar as tarefas tão bem ou melhor quanto eles mesmos.

Para ajudá-los a delegar tarefas adequadamente, separamos algumas dicas:

Confie nos seus subordinados

Delegar tarefas é confiar nos seus subordinados para poder distribuir as demandas e conseguir se dedicar a atividades mais estratégicas. Muitos gestores pensam que outros não darão conta do trabalho e continuam fazendo eles mesmos as atividades. Mas, isso só prejudica o seu trabalho, além de desmotivar e tirar as perspectivas de crescimento dos seus colaboradores.

Se você é líder, é porque realmente domina determinado assunto. Sua função, no entanto, não é desempenhar atividades que deveriam ser dos seus subordinados. Utilize seu conhecimento para orientá-los e dá-los a autonomia necessária para que os resultados da equipe sejam cada vez melhores.

Confie em si mesmo

Além de confiar nos seus subordinados, é importante que você exercite sua autoconfiança. Mesmo que seja bom naquilo que faz (os reflexos disso é ter conseguido uma promoção), sempre terá algo novo para aprender e muitas pessoas podem superá-lo, inclusive. Você deve trabalhar esse aspecto, para que ele não atrapalhe a participação e desenvolvimento dos seus colaboradores. Lembre-se de que vocês fazem parte da mesma equipe!

Isso sem contar que temer outras pessoas somente o mantém preso no mesmo lugar e atrapalha a sua evolução. Aproveite a oportunidade para desempenhar novos papéis, igualmente importantes, como, por exemplo, desenvolver cada integrante de sua equipe.

Conheça os membros de sua equipe

Você deve conhecer bem os integrantes de sua equipe se quiser delegar tarefas com sucesso. Apesar de desempenharem cargos semelhantes, cada pessoa possui competências e habilidades diferentes que podem ser úteis no desempenho das mais diversas atividades. Identificá-las é meio caminho andado para obter resultados extraordinários, uma vez que você poderá explorar o potencial máximo de todos os seus subordinados naquilo que eles fazem de melhor.

Conhecer os membros de sua equipe também é importante para contribuir com seu desenvolvimento dentro da empresa e como profissionais, além de ajudar a elaborar estratégias de motivação mais eficazes.

Faça parte

Como dissemos no começo deste artigo, delegar tarefas não é mandar. Isso significa que como líder você deve fazer parte da equipe em todos os momentos, o que significa atribuir demandas, mas não a responsabilidade. Dê liberdade para seus colaboradores desempenharem as tarefas, só que não fique procurando culpados quando algo der errado. Tanto as vitórias, quanto as derrotas são de toda a equipe e você, como gestor da área, deve assumi-las e convertê-las em conhecimento para melhorar cada vez mais os seus processos.

Seguindo esse raciocínio, é importante acompanhar frequentemente todas as tarefas. Quando identificar problemas na execução de algo, chame o colaborador para conversar. Invista ainda em feedbacks constantes que possibilitem manter o canal de comunicação com seus subordinados sempre aberto, tanto para dar orientações, quanto para recebê-las.

Essas são algumas dicas para você delegar tarefas e obter ótimos resultados com sua equipe. Você tem mais alguma que está aqui para realizar essa tarefa? Não deixe de contar nos comentários!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172