Como Descobrir os Seus Talentos

29.06.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Onde meus talentos e paixões encontram as necessidades do mundo, lá está o meu caminho, meu lugar. – Aristóteles

O maior potencial de crescimento de cada pessoa está nas áreas onde ela tem seu ponto mais forte. –  Marcus Backingham e Donald O. Clifton em Descubra Seus Pontos Fortes

Você sabe dizer rapidamente quais são os seus maiores talentos e habilidades?

Se você conseguiu responder, parabéns, pois várias pessoas não aprenderam a identificar quais são seus talentos e maiores habilidades, o que pode interferir tanto na vida pessoal como profissional.

Muitas vezes, principalmente no mundo profissional, pessoas brilhantes somente reconhecem as habilidades e talentos do colega e acham que devem desenvolver as mesmas qualidades da pessoa que admira.

Então, esquecendo ou não identificando as suas qualidades e talentos, tentam ser iguais aos outros e acabam se sentindo como se fossem peixes em árvores, como diria Einstein.

Todo mundo é um gênio. Mas se você julgar um peixe pela sua habilidade de subir em árvores, viverá o resto de sua vida acreditando que é um idiota. Albert Einstein

Esta ausência de autoconhecimento e potencialização das habilidades naturais da pessoa podem gerar frustração, insatisfação no trabalho e, ainda, fazer com que a pessoa não se sinta boa o suficiente e gerar baixa autoestima.

Segundo Eduardo Ferraz no livro “Seja a Pessoa Certa no Lugar Certo”, “Quando investimos em autoconhecimento, entendemos melhor quem somos, e fica mais fácil decidir o que devemos fazer e onde queremos chegar. Por isso, antes de mudar qualquer aspecto em sua profissão ou de seguir uma nova direção, você precisa conhecer realisticamente seus pontos fortes, para aproveitá-los ao máximo, mas também precisa ter plena consciência de seus pontos fracos e aceitá-los ou consertá-los.”

Mas, afinal, o que são talentos?

Eles são considerados aquelas habilidade inerentes, carregadas desde o nascimento ou adquiridas, principalmente na infância. Podem ser as aptidões naturais que fazem as pessoas agirem de determinadas maneiras frente às situações do dia a dia.

No dicionário, o talento pode ser conceituado como:  1. Aglomerado de capacidades, inatas ou adquiridas, que influenciam o sucesso de certas atividades; 2. Nível sublime ou extraordinário de determinadas habilidades ou valências particularmente apreciadas e admiradas;  3. Enorme inteligência ou perspicácia; argúcia ou esperteza; 4. Destreza, sagacidade ou engenho; 5. Indivíduo que se destaca pela vocação ou inclinação excepcional para desempenhar ou realizar certa atividade;

Portan um talento não é necessariamente algo como um super poder ou um super dom. Não é preciso ser um Mozart, um Niemaier, um Einsten, Leonardo da Vinci e assim vai…

Na realidade, talento é simplesmente aquilo que as pessoas gostam ou amam fazer, fazem muito bem, com facilidade, agilidade e prazer.

E, então, porque identificá-los? Para que, tomando posse e se conscientizando de suas habilidades e talentos, a pessoa possa melhorar a autoestima, bem como potencializar o que tem naturalmente e, assim, obter reconhecimento por sua performance no trabalho,  por exemplo.

Marcus Buckingham e Donald O. Clifton no livro “Descubra seus Pontos Fortes” reforçam que, embora todos possam desenvolver habilidades em todas as áreas, o melhor desempenho ocorre quando os talentos naturais são desenvolvidos:

“Os seres humanos são criaturas adaptáveis e, se algo é realmente importante para nós, podemos ficar um pouco melhores em praticamente tudo. A questão é saber se você pode alcançar um desempenho estável e quase perfeito nessas atividades apenas com a prática. A resposta a esta questão é: “Não, a prática não leva necessariamente à perfeição.” Desenvolver um ponto forte em qualquer atividade requer certos talentos naturais.”

Segundo o Gallupe Strengths Center:  

As pessoas que focam em seus pontos fortes todos os dias são seis vezes mais propensas a engajamento no trabalho. Elas são mais produtivas também, individualmente e em equipes. E elas são três vezes mais propensas a dizer que têm uma qualidade de vida excelente. (https://www.gallupstrengthscenter.com/Home/pt-BR/About/)

Como descobrir meus talentos?

Para descobrir os talentos, é essencial parar, observar, escutar e acreditar que aquilo que se faz de forma tão natural pode ser um talento.

De acordo com os citados autores do livro “Descubra seus Pontos Fortes”:

“O Talento é qualquer padrão recorrente de pensamento, sensação ou comportamento que possa ser usado produtivamente. Assim, se você é instintivamente curioso, isso é um talento. Se é competitivo, isso é um talento. Se é sedutor, isso é um talento. Se é persistente, isso é um talento. Se é responsável, isso é um talento. Qualquer padrão recorrente de pensamento, sensação ou comportamento é um talento se esse padrão puder ser usado produtivamente.

Por essa definição, mesmo traços aparentemente  negativos podem ser chamados de talento se puderem ser usados produtivamente.”

Assim, o primeiro passo para descobrir talentos é parar e fazer uma auto-observação.  

A investigação sobre os talentos envolve a identificação de coisas as pessoas amam fazer; fazem muito bem; têm facilidade; são absorvidas e perdem a noção do tempo; são procuradas por outras pessoas para fazer.

Normalmente, o que a pessoa acha que é muito banal de fazer e não valoriza por fazer muito facilmente, é um talento.

Uma vez conhecidos os talentos e habilidades, o segundo passo é pensar o que pode ser feito para potencializar o que já se faz naturalmente.

Portanto, conhecer as habilidades e talentos por meio de observações e questionamentos simples ajuda as pessoas a reconhecerem o que possuem de melhor, permitindo, assim, que possam obter melhor performance, destaque e felicidade na vida e no trabalho.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *