Como Eliminar os Pensamentos Negativos da sua Mente

31.08.2017

Já aconteceu de você sentir medo de fracassar por conta da quantidade de habilidades do seu suposto oponente? Ou começou a sentir pânico do nada, só de pensar em algo? Fica comigo até o final que eu vou compartilhar uma dica de ouro para te ajudar a resolver isso!

É comum este tipo de coisa passar pela mente humana, mas o que está por trás dessas situações e como resolver? A mente humana possui um sistema de armazenamento de informações bem segmentado e complexo que, para facilitar o entendimento deste artigo, chamarei de pacote de lembranças, ok?

Cada pacote de lembrança tem características únicas associadas aos seus sentidos sensoriais e, para ser acessado, necessita de um agente que chamamos de gatilho, que tenha alguma característica que está armazenada no pacote.

Para viajarmos juntos, farei uma analogia simples com o funcionamento básico de um cinema. O funcionário responsável pela exibição do filme representa o gatilho (ação simples que dá início ao processo de recordação de memórias passadas), o filme do projetor representa a lembrança em si que foi acionada, a tela do cinema representa a imagem que foi armazenada na lembrança e o telespectador representa o ponto de vista sob o qual você enxerga tal fato, que formará o seu pensamento (somente neste momento as emoções entram para fazer parte do processo). Então, analisando este modelo, podemos dizer que as emoções que escolhemos armazenar na nossa mente inconsciente são responsáveis pela forma como iremos reagir perante essa ou aquela situação, concorda?

Seguindo este pensamento, podemos dizer, ainda, que a personalidade humana não é rígida, nem linear, ela é baseada em pacotes de vivências dispersos que estão sempre em processo de mudança, bastando apenas que seja mudado o ponto de vista final.

Ok! Entendi, Natália. Então eu só preciso olhar para a mesma situação e gerar impressões positivas?

Não! A intenção de algo não tem forças e habilidades suficientes para mudar as impressões já armazenadas no contexto do pacote de lembranças. Por exemplo, uma pessoa que desenvolve síndrome do pânico tem em sua mente uma série de pacotes que afirmam que ela precisa apresentar as reações de pânico ao ser exposta a determinadas situações (mesmo que seja apenas no ambiente mental). O medo do fracasso, por exemplo, quase sempre é associado a cobranças em algum nível de pessoas próximas em alguma fase remota da vida. Estas impressões ficam armazenadas e, sem que você se dê conta, elas afloram em momentos da sua vida.

Mas, como você pode mudar uma informação gravada na sua mente quando não faz ideia do que escolheu gravar nela?

A minha dica de ouro para mudar seus pensamentos é tirar o poder que essas impressões negativas têm sobre suas ações e reações no momento presente. Todas as vezes que se lembrar do seu passado, abrace-o com amor. Da mesma forma que você joga fora no lixo um pacote de biscoito vazio (pelo menos é o que a sociedade espera que você faça), suas emoções negativas são pacotes vazios de lembranças. Elas não agregam nada de positivo para quem você é hoje! São “múmias” que estão “tralhando” a sua mente. Se permita viver no presente, decida ser o roteirista e diretor da sua história. Se aproprie de quem você é em essência e profundidade! Até quando você vai continuar a seguir os modelos inconscientes que estão “mumificando” a sua mente? Aproprie-se dos seus gatilhos e escolha que filmes vai exibir na sua “sessão da tarde” mental!

E para terminar este artigo com uma reflexão positiva, faço minhas as palavras do Mestre Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”…

E aí, gostou? Agora é a hora de você fazer a sua autoanálise e desvendar o que se passa dentro de você.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *