Como Encontrar Soluções Para um Problema

16.11.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Problema é uma circunstância com difícil resolução, uma situação complicada de resolver. É difícil e complicado, mas não é impossível.

Em nossas vidas sempre teremos adversidades ou obstáculos para enfrentar, às vezes menores, muitas vezes grandiosos. O tamanho dessa dificuldade depende de como cada um enxerga a situação e os recursos internos e externos disponíveis no momento. E independente de quantas cabeças esse monstro tenha, é importante perceber que para todo problema existe uma solução (ou várias soluções).

Acontece que quando passamos por um momento difícil, às vezes estamos tão envolvidos emocionalmente nesse problema que não conseguimos parar um instante para pensar possíveis saídas positivas. Só vemos desfechos que não melhoram a situação.

Por isso, encontrar um suspiro em meio ao caos é uma oportunidade para resolver um dado problema, seja ele pessoal, familiar, financeiro ou profissional. Veja alguns passos que podem auxiliar você nessas ocasiões:

Acalme-se

Em um momento de turbilhão, o primeiro passo é se acalmar. Pois quando estamos envolvidos emocionalmente, temos a tendência de agir no impulso.

Respirar, contar até 10, se for possível até mudar de ambiente, como sair para dar uma caminhada. Acalmando-se, você tem a chance de refletir melhor e ver a situação como um todo.

Explore

Com os ânimos apaziguados é hora de explorar o problema. Pensar algumas questões como:

– Quem e o que está envolvido?

– Quais gatilhos que dispararam essa dificuldade?

–  É um problema pontual ou recorrente?

Esses e outros questionamentos ajudam você a conhecer melhor as circunstâncias. Assim você terá a chance de perceber outros pontos de vista e as variáveis que estão envolvidas.

Aqui, como nos pontos seguintes, se você preferir, pode escrever tudo o que está pensando. É uma forma tanto de descarregar as emoções, como de ter anotações para sistematizar as possíveis soluções.

Desejo

Após explorar o problema é interessante se perguntar “O que eu gostaria de ter no lugar desse problema?”. Isso contribuirá para gerar clareza, de forma a você entender onde quer chegar. Compreender qual é o seu ponto ideal.

Busque opções

Sabendo onde quer chegar fica mais fácil de procurar os caminhos viáveis.

Aqui utilize sua criatividade para buscar resoluções para esse problema. Mesmo que alguma ideia pareça absurda, não a descarte, pois poderá ser combinada com outra opção e gerar uma ótima saída.

É importante procurar por pelo menos 3 opções, para que você tenha a liberdade de escolher entre elas. Mas se não for possível, não se atormente e trabalhe em cima do que for possível na sua realidade.

Analise

Com as opções em evidência, chegou o momento de analisá-las. Veja qual das opções parece ser a melhor, a mais segura e que tem mais chances de dar certo.

Se você ficar em dúvida do que seria melhor, faça uma lista de pontos positivos e negativos para cada opção. Isso auxiliará para uma decisão mais coerente.

Havendo outras pessoas envolvidas neste problema, você pode conversar com elas para validar a opção escolhida.

Caso o problema em questão seja dentro de um grupo ou empresa, você também pode fazer todos os passos em conjunto. Assim, terão mais ideias e pontos de vista que se somarão na busca da melhor solução.

Coloque em prática

Analisando e decidindo por uma opção, que tal pensar quais são os próximos passos para que ela seja colocada em ação? O que precisa? Com quem tem que falar?

Se for preciso, faça um planejamento passo a passo, incluindo datas, atividades, pessoas envolvidas e materiais necessários para que a resolução seja efetivada.

Agora que você já sabe uma forma de resolver um problema, sempre que precisar utilize esses passos e descomplique sua vida. O importante é não ficar preso ao problema e encontrar e pôr em prática as saídas que te livrarão das preocupações.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *