Como Encontrar um Trabalho com Sentido?

11.01.2018

As pessoas estão sempre buscando a realização da sua própria vida, buscando descobrir o que querem ser e o que querem se tornar, e evitar o sentimento de tempo perdido e de frustração. Isto é, os indivíduos buscam um sentido na vida.

Como o trabalho tem grande valor na vida das pessoas, pode-se dizer que elas buscam trabalhar em algo que tenha sentido, que os objetivos das atividades que exercem sejam alinhados aos objetivos pessoais. Você já parou para pensar qual é o sentido do seu trabalho? E o que precisa ter um trabalho para ter sentido para você?

Um trabalho com sentido varia para cada indivíduo e pode ainda variar para a mesma pessoa ao longo da vida, a depender de aspectos como idade, maturidade, contexto, educação, ocupação.

Pesquisas comprovam que as pessoas não trabalham apenas por dinheiro. Mais de 80% dos indivíduos continuariam trabalhando caso tivessem dinheiro suficiente sem precisar de trabalhar. E isso se justifica porque as pessoas buscam no trabalho o relacionamento com outras pessoas, sentimento de vinculação, de utilidade e um objetivo na vida.

E quais seriam os aspectos que fazem o trabalho ter sentido?

Aspectos de um trabalho com sentido

O sentido que uma pessoa encontra na função que exerce se dá:

  1. Pela variedade de tarefas, em que o indivíduo pode aproveitar suas diversas competências;
  2. Pela identidade do trabalho, em que a pessoa pode perceber o resultado de seu trabalho, ou seja, identificar sua contribuição como parte de um todo.
  3. Pelo significado do trabalho, que é a capacidade de o trabalho ter impacto significativo no bem estar do indivíduo e de outras pessoas.
  4. Sentimento de responsabilidade também é outro aspecto importante e tem relação com a autonomia, liberdade e independência atribuída à pessoa na realização de suas tarefas.
  5. E, por fim, pelo conhecimento do seu desempenho, que se dá por meio de feedback, com o objetivo construtivo e de aprimoramento.

Ou seja, não tem sentido um trabalho que não pode ser feito de maneira eficiente e que não leva a alguma coisa, algum resultado visível. Também não tem sentido um trabalho que não é intrinsecamente satisfatório, isto é, que a própria execução não confere um sentimento de realização e prazer. Frequentemente as pessoas também se referem à perda de sentido se o trabalho não pode ser feito de maneira socialmente aceitável e responsável, se não possibilitar o desenvolvimento da identidade a partir da interação social satisfatória, se não mantém ocupado (de forma equilibrada, sem sobrecarga) e se não proporciona segurança e autonomia (o salário tende a ser mais associado à segurança e independência que ao prestígio).

As experiências das pessoas no trabalho são deterioradas principalmente por exigências de desempenho, estresse e falta de equilíbrio com a vida pessoal. Os objetivos propostos às pessoas precisam ser possíveis de se realizar, uma vez que o oposto destrói a auto-confiança e auto-estima do indivíduo e, consequentemente, as pessoas despejam na organização a descrença sobre si mesma.

Como encontrar um trabalho com sentido para você

Como já disse anteriormente, os critérios para avaliar se o trabalho faz ou não sentido para você são extremamente pessoais. É importante conhecer o que é importante para você. Em outras palavras, conhecer os seus próprios valores, sempre falo deles por aqui. Esse é o primeiro passo para descobrir um trabalho que faça sentido. Mas não se assuste: frequentemente você vai precisar criar esse trabalho, inventá-lo; e frequentemente você vai precisar se permitir experimentar para saber.

Mas aqui estão algumas perguntinhas que vão te ajudar a ter uma direção:

  1. O que você mais valoriza na vida? Quais são as coisas essenciais pra você?
  2. O que um trabalho precisaria te proporcionar para conseguir preencher esses valores?
  3. Quais são seus pontos fortes? Que tarefas utilizariam esses pontos fortes?
  4. De que forma você gostaria de ser lembrado? De que forma você gostaria de contribuir na vida das pessoas?

Vou adorar saber suas respostas e contribuir com essa busca! Me conta nos comentários!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *