Como fazer um Plano de Carreira

12.01.2018

Constituir uma carreira sólida e digna de admiração é o desejo de muitos profissionais, de várias áreas e diferentes segmentos. Contudo, conseguir isso nem sempre é fácil e exige muita determinação e foco. Mas, além disso tudo, a construção de um plano também ajuda. Portanto, veja a seguir tudo que você precisa saber sobre como fazer um plano de carreira.

Com ele, os objetivos dos funcionários ficam mais próximos de serem alcançados, a construção de uma carreira de sucesso passa a ser mais palpável e, por consequência, a motivação do quadro de funcionário tende a aumentar. Então, veja o que deve ser feito:

Defina objetivos

Saber quais são os objetivos a serem alcançados é primordial para conseguir montar um bom plano de carreira. E para maior efetividade, isso deve incluir os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Para defini-los, lembre-se de incentivar os colaboradores a avaliarem a posição atual em que eles estão. A partir daí, eles podem analisar onde querem chegar dentro da empresa. Vale lembrar que os objetivos podem ser vários, mas é importante que eles estejam interligados, para não perder o foco.

Alinhe interesses

Para que o plano de carreira seja viável, é preciso alinhar o interesse do profissional e da empresa. Isto é, ver o que cada um planeja para o futuro e identificar os objetivos em comum.

Dessa forma, é possível elaborar um plano real, que atenda às necessidades da empresa, mas que também contribua com a carreira dos profissionais, proporcionando benefícios para as duas partes.

Trace metas

Com os objetivos definidos e os interesses da empresa e dos funcionários devidamente alinhados, é hora de traçar as metas que farão com que os objetivos sejam alcançados. É nesse ponto que o plano de carreira se torna mais aprofundado e específico.

Então, defina metas tangíveis, preferencialmente com prazos, para que todos, inclusive a empresa, consigam progredir cada vez mais. E lembre-se: as metas não são apenas tarefas a serem cumpridas, mas também mudanças que precisam ser feitas, como turbinar a autoconfiança, por exemplo.

Use os pontos fortes

No processo de como fazer um plano de carreira, também é importantíssimo conhecer os pontos fortes dos funcionários. Afinal, esse tipo de informação permite que a escolha do caminho a ser percorrido seja mais assertiva, fazendo com que as metas sejam alcançadas rapidamente.

Além disso, por meio do conhecimento dos pontos fortes e fracos podem ser descobertos e melhorados em prol do objetivo final.

Desenvolva competências

Por fim, diante da identificação dos pontos fortes e fracos, vale a pena também verificar quais as competências necessárias para cada funcionário atingir as metas traçadas e, principalmente, os resultados almejados.

Depois disso, veja quais competências precisam ser trabalhadas pelos colaboradores, promova treinamentos, incentive o estudo, o autoconhecimento e conte até com os processos de coaching e mentoring. Tudo isso contribuirá com o crescimento profissional.

Esses são os principais passos de como fazer um plano de carreira. Mas, se quiser ver outras dicas, continue navegando em nosso blog, pois temos diversos conteúdos que podem te ajudar com a gestão de pessoas e com temas relacionados à carreira. Acesse!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172