Como Fazer uma Autoavaliação Profissional a Partir de Exemplos Práticos

26.07.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

O autoconhecimento ajuda a diminuir problemas pessoais e profissionais, que são os fatores que incentivam uma pessoa a procurar um coach. Por isso, você precisa saber quem é, quais são as suas aspirações e quais objetivos te levam para frente. Não ter essas respostas é frustrante e, acredite, você vai se arrepender disso no futuro, pois deixará chances preciosas escaparem.

Pensando em te ajudar a evoluir como pessoa e como profissional, este artigo te ensinará a como fazer uma autoavaliação profissional a partir de exemplos práticos.

A autoavaliação profissional

Aproveite este momento para entender quais são seus pontos fracos e procurar soluções para melhorá-los. E, claro, não deixe de exaltar no que você é competente.

Aprenda agora como fazer uma boa autoavaliação profissional. Mas, antes de começar, lembre-se: você precisa ser sincero e honesto em todas as respostas.

Avalie seu desempenho

Pense nos projetos que você desenvolveu e tente identificar no que você contribuiu e em quais pontos o seu trabalho não foi satisfatório. Avalie no que você pode melhorar para um próximo projeto e quais habilidades você deveria desenvolver.

Liste suas tarefas diárias e pense no que é necessário para desenvolvê-las

Faça uma lista com os encargos do seu trabalho e pense nas qualidades que é preciso ter para fazê-los com facilidade. Depois disso, avalie quais desses aspectos você tem e tente entender porque não tem os outros.

Tanto para os seus pontos fortes quanto para os fracos, é preciso que você justifique as suas opiniões.

Trace objetivos

Depois de fazer uma avaliação profunda do que você tem de melhor e no que você não é tão bom, é preciso traçar objetivos. Pense o que você quer que mude em 12 meses e onde quer estar em cinco anos. Depois disso, reflita quais são os sonhos da sua vida e o que você está fazendo para realizá-los.

Autoavaliação profissional na empresa

Algumas empresas possuem um processo em que o funcionário faz uma avaliação de si mesmo. Ela tem como objetivo mostrar aos chefes quais potenciais você enxerga em si mesmo, o que deseja para o futuro e o quanto você será útil para o desenvolvimento da companhia.

Neste tipo de autoavaliação, a sinceridade também é o melhor caminho. Não há respostas certas ou erradas e você não será demitido nem promovido por conta do que dirá, pois a função dessa etapa é ajudar os gestores a diminuir os erros e melhorar a qualidade de trabalho na companhia.

Durante a autoavaliação profissional, lembre-se de falar dos seus objetivos e de como gostaria que fosse seu plano de carreira na empresa, de não criticar colegas, de não exagerar na hora de apontar seus pontos fracos e de dizer como você pretende melhorar.

Agora que você já sabe como fazer uma autoavaliação profissional, o que está esperando para dar o primeiro passo? Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172