Como Fazer Uma Boa Gestão de Pessoas?

10.01.2017

O sucesso de uma empresa depende também dos colaboradores que fazem parte do negócio. Por isso, saber lidar com os colaboradores para que eles se mantenham sempre motivados e potencializem cada vez mais o desempenho virou um grande diferencial competitivo. Mas, como fazer uma boa gestão de pessoas? Descubra no post a seguir!

Entenda o papel da gestão de pessoas

Antes de implementar ou até mesmo antes de aprimorar a gestão de pessoas na sua empresa, é necessário entender exatamente o papel que ela tem dentro do negócio.
Além de motivar os funcionários e colaborar para um bom clima dentro do ambiente de trabalho, a boa gestão de pessoas contribui também para a retenção de talentos, estímulo e desenvolvimento de cada funcionário, gerando consequentemente um alto desempenho do negócio. Sabendo disso, será muito mais simples fazer uma boa gestão de pessoas dentro do seu negócio.

Comece conhecendo os seus funcionários

Antes de tudo, é de extrema importância saber os pontos fortes e os pontos fracos de cada colaborador. Dessa forma, as tarefas serão designadas de acordo com as habilidades de cada um, elevando o desempenho do time inteiro. E por falar em tarefas, jamais permita que um colaborador assuma “dupla-função”, isso faz com que ele não tenha foco e prejudique o fluxo de trabalho. Portanto deixe claro o que espera de cada cargo e de colaborador.

Não tenha medo de delegar tarefas e determinar metas

Tarefas e metas fazem parte do ambiente de trabalho. Essa medida faz com que os colaboradores saibam exatamente o que fazer e quais resultados atingir, demonstra também reconhecimento pelo trabalho realizado. A confiança faz com que os talentos apareçam, por isso, a cada tarefa e meta delegadas, deposite confiança e credibilidade em cada responsável.

Esteja presente e estimule a participação

O engajamento com a equipe é primordial para uma boa gestão de pessoas. Estimule a participação de cada pessoa, desse modo, os problemas serão resolvidos mais rápidos. Premie boas ideias para instigar a participação de cada colaborador. A troca de ideias, informações e resoluções de problemas também colabora para uma equipe engajada. Por isso esteja sempre perto da equipe e aberto para dialogar.

Ajuste valores de salário sempre que necessário

A remuneração está de acordo com o praticado no mercado? Faça pesquisas para comparar os salários e ajuste os valores sempre que necessário. Apesar de não ser fator decisivo na motivação dos colaboradores, pode ser o fator principal na desmotivação da equipe. Por isso, sempre que perceber um talento que se destaca, preveja bonificações.

E você? Possui uma boa gestão de pessoas dentro do seu negócio? Conte para nós nos comentários!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *