Como Gerenciar seu Negócio e Motivar Funcionários

30.08.2017

Quando o assunto é saber gerenciar um negócio, desde o salário dos funcionários até o pagamento de tributos, aparecem dezenas, centenas, de especialistas da área de Gestão para colocar o dedo nas feridas da sua empresa.

Esses mesmos especialistas apontam erros e falam de diversas teorias de como melhorar a gestão da sua empresa, como dobrar a meta e expandir mais ainda o seu negócio. Entenda que não estou falando mal dessas pessoas, pelo contrário, são profissionais extremamente capacitados e dedicados aos seus nichos favoritos.

Mas alguma vez você já pediu ajuda de algum especialista, seja de Administração ou Economia e ainda sentiu que sua meta nunca dobrava?

Ou até mesmo que o investimento em algum profissional para te orientar não tinha o retorno que você tanto esperava?

E até pensou em demitir algum funcionário para manter a empresa “equilibrada financeiramente” por mais alguns meses?

Você sabia que, provavelmente, ao enxugar a sua empresa demitindo um funcionário, esse mesmo empregado poderia ser a pessoa responsável por alavancar as vendas do seu negócio?

Parece ilógico acreditar que ao demitir um funcionário a sua empresa vai se manter em pé e se reerguer da noite para o dia, e em poucos meses recuperar seu antigo prestígio.

Infelizmente, as empresas querem dobrar as suas metas, mas os gerentes e empresários cobram demais de seus funcionários sem considerar os fatores emocionais de seus trabalhadores, que podem ajudar ou atrapalhar o rendimento de qualquer setor, seja ele público ou privado.

Os donos de empresas decidem dobrar ou triplicar a meta em um curto espaço de tempo e ainda exigem mais esforços físicos e mentais dos seus colaboradores. É exatamente esse o erro das empresas, e talvez você esteja cometendo o mesmo com o seu negócio.

Já um funcionário obrigado a bater metas altíssimas todos os meses acaba se frustrando, pois deixa de cuidar de si em prol de investimentos de terceiros. Este mesmo funcionário estressado com muita demanda de serviço fica desanimado em pouco tempo e entra no famoso drama de desejar que a segunda-feira seja a sexta-feira.

Exigir muito e em pouco tempo dos seus empregados/colaboradores não ajuda a sua empresa crescer nem mesmo cria um ambiente que vai proporcionar novas idéias e soluções ideais para a resolução de conflitos internos e problemas.

Pare para pensar: se você quer dobrar a meta do seu negócio, por que não definir uma meta que possa ser alcançada? Uma meta simples é melhor e mais rápida de ser realizada. Os funcionários conseguem se empenhar melhor e a produtividade aumenta também.

Metas rápidas: Os benefícios

Um dos maiores, se não for o mais importante, benefícios de ter uma meta com perspectiva de realização rápida é não frustrar a pessoa que mais se preocupa em atingir os resultados da sua empresa: o seu funcionário. O funcionário da sua empresa é a pessoa mais dedicada em manter o seu negócio funcionando bem, pois sua empresa cresce financeiramente e ele também cresce junto.

Decida crescer aos poucos, nada de desespero em ser notado como autoridade no seu ramo de trabalho, no seu nicho. O seu funcionário vai conseguir trabalhar com mais concentração e dedicação para alcançar resultados melhores. Uma relação harmoniosa entre funcionários e chefes é o segredo para um bom empreendimento.

E como você poderia harmonizar a sua relação com os seus funcionários? Talvez eles possam te ajudar a enxergar um novo horizonte para que sua empresa seja mais notada e mais admirada. Converse com eles sobre novas perspectivas. Respeite e admire seus funcionários, pois os seus trabalhadores são a porta de entrada para novos clientes em sua empresa.

 

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