Como identificar a sua prioridade?

12.04.2017

Muitas pessoas vivem dizendo que não possuem tempo para fazer o que gostam. Falam que estão infelizes por não conseguir estar com os filhos e com a família, pois o trabalho consome todo o tempo, e que a vida passa tão rápido que não realizam nada que sonham.

Para resolver estas aflições é necessário falarmos de prioridades. Esta é uma questão muitas vezes deixada de lado, no entanto, ela é de grande importância para viver com mais intensidade tudo o que te faz melhor e mais realizado.

Mas o que é prioridade e como identificá-la?

Prioridade é o que elegemos como o número 1, é o que mais importa pra você neste momento da vida. Elas são individuais e muito pessoais, cada pessoa tem as suas, portanto, não existe o certo ou errado e, muito menos, um molde ou unicidade para suas prioridades. Com o passar dos meses e anos você vai as modificando e isso acontece porque você é posto em diferentes contextos ao longo do tempo.

Para uma pessoa, passear com o cachorro pode ser a prioridade. Para outras, não ter animais de estimação é uma opção, pois a prioridade é viajar. Para uns, o mais importante pode ser ficar com a família todos os dias à noite e finais de semana. Para outros, é ficar sozinho e ter um momento tranquilo.

De qualquer forma, identificar o que é mais importante para você é essencial para uma vida mais plena.

Para as pessoas que não conseguem visualizar quais suas prioridades, porque tudo parece uma, vou dar 3 passos para conseguir apontar quais são as suas prioridades.

Passo 1: Prioridade

Você recebeu um presente, um grande presente. Ao abrir você descobre que vai poder escolher só fazer uma coisa na vida e precisa escolher agora. O que é tão importante para você que você viveria para fazer só isso? Feche os olhos e pense o que seria.

Se estiver achando difícil escolher apenas uma prioridade, tente sentir a emoção, o seu coração, em cada uma das que escolheu, e então vai saber qual é a que mais toca lá no fundo.

Esta é a sua prioridade número 1, a prioridade ouro.

Passo 2: Frequência

Você precisa colocar a sua prioridade número 1 no seu cotidiano, no seu dia a dia. Se já consegue fazer isso, ótimo. Mas se não consegue ainda, vou te ajudar.

Qual a freqüência que esta prioridade precisa estar na sua vida para você se sentir bem, realizado e feliz? Anual, mensal, quinzenal, semanal ou diária? Após definir a frequência, você definiu sua meta para este ano: Colocar em prática a sua prioridade ouro x vezes no ano, com tal periodicidade.

Mas ainda falta um detalhe para que tudo isso aconteça de forma mais natural.

Passo 3: Convite

Agora precisa definir dia, hora e local que vai praticar esta prioridade este ano. É como enviar um convite a você mesmo.

Você está intimado a comparecer no dia __/__/____, no horário ___:___, no local _____________________ para fazer _____________________________.

 

Agora refaça os 3 passos para descobrir a sua prioridade número 2, 3, 4 e assim sucessivamente. Faça quantas vezes sentir necessidade. Sua vida vai ter mais foco e mais realização.

Comece logo, não perca tempo. Não te falta tempo, falta é prioridade. Planeje e aplique. Quem mais ganha com isso é você.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Olá Leticia. Adorei a matéria. Muito pertinente ao tema e esclarecedora. Abs

    1. Letícia Amaral

      Gratidão pelo retorno Dejalma! Que ótimo que gostou. Ainda vem muita coisa boa pela frente. Continue acessando o Portal. Abç

  2. Ótimo trabalho Leticia .
    Muito esclarecedor para um incontável número de pessoas

    1. Gratidão pelo feedback José Quintão! Fico feliz por você ter gostado. Continue acompanhando o Portal e me dando retorno.

  3. Ótimas observações, nos chama a atenção para nossas prioridades e então percebemos que embora tenhamos muitas, falta associar a primeira e pô-la em prática, para então passarmos para a segunda e assim sucessivamente. Deixa eu começar agora a enumera-la as minhas. Parabéns pelo trabalho.

    1. É isso aí Francisco, pegou a essência do conteúdo. Gratidão pelo retorno! Continue acompanhando o Portal.

  4. Excelente matéria. Com esses passos com certeza conseguiremos identificar. Um abraço.

    1. Gratidão Fabi. \tenho certeza que sim. Abraço.

  5. Excelente texto. Muito bom para quem tem o dia corrido e nunca parou para pensar sobre suas prioridades.

    1. Fico feliz de ter gostado Junior.

  6. Gostei da opcao de me enviar um convite. Sempre fico adiando por nao me dar prazos.

    1. Que demais Lucas, saber que pude te ajudar de alguma forma. Faça muitos convites a você 🙂

  7. Excelentes dicas Letícia! Isso aí: prioridade é o que nos leva a alcançar os objetivos! Obrigada por compartilhar!

    1. Isso mesmo Aline. Gratidão por contribuir também. 🙂

  8. Parabéns pelo artigo!
    Quem não prioriza se trumbica! 😉

    1. Fico feliz por você ter gostado.

  9. Uau!!! Amo conteúdos que abordem a questão da prioridade, pois está totalmente relacionada a forma como produzimos e também aquilo que realmente é importante para nós! Nossos valores! Amei!

    1. Verdade Ju, falou tudo… Gratidão por contribuir. 🙂

  10. Ótimo trabalho, obrigada por dividir seus conhecimentos, realmente precisamos saber e colocar em prática as nossas prioridades. Parabéns!!!!

    1. Fiquei muito feliz em saber que gostou. Gratidão amiga. 🙂

  11. Wow!!! Parabéns Lê!!! Você arrasa em tudo o que faz!!! Conteúdo extraordinário!!!!

    1. Vindo de você é sempre especial minha sempre Coach. Gratidão pelo seu apoio de sempre. 🙂

  12. Showwww Lê!!! Parabéns pela abordagem clara e super oportuna para a atualidade. Obrigada por compartilhar!

    1. Gratidão Ca. Feliz de saber que gostou. 🙂

  13. Letícia, com toda certeza!! Sem as nossas prioridades, nos tornamos reféns da prioridade dos outros. Adorei as dicas!

    1. Gostei da forma que você colocou Helô. Gratidão por contribuir. 🙂

  14. Estou fazendo um intercambio na Europa e as vezes tenho que lembrar a mim mesma que a minha prioridade aqui é estudar. Gostei muito do artigo. Vou me convidar oficialmente para exercer o papel de estudante da melhor maneira possivel!

    1. Uauuuuu Ana, é isso mesmo. Saber que pude contribuir com sua jornada na Europa foi incrível. Gratidão por me deixar saber disso. 🙂

  15. Super interessante os 3 passos Letícia Amaral.
    São dicas excelentes!
    Já viu colocar em prática.

    1. Isso aí Paty, o segredo principal é este, colocar em prática. 🙂

  16. Letícia, adorei a técnica! Sucesso para você!

    1. Gratidão Patrícia… pra você também todo sucesso. 🙂

  17. Oi Letícia! Seus textos nos põem a refletir e ajuda na nossa caminhada. Gratidão por sua doação. Remomendações à mana Paty. Abraçã.

    1. Que máximo saber disso Eduardo. Eu quem agradeço o seu retorno. Pode deixar que falo com ela. 🙂

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *