Como Manter a Ética Profissional

03.12.2016

Você segue a ética profissional na realização de suas atividades, com seu cliente e no ambiente de trabalho em geral? Pois bem, adequar-se às normas de conduta exigidas pela sua profissão e empresa para a qual presta serviço está cada vez mais requisitado no mercado.

É necessário demonstrar que você segue e valoriza os princípios morais para se destacar num processo seletivo ou se manter no emprego, já que isso determinará se pratica um bom relacionamento interpessoal e oferece resultados efetivos aos consumidores.

Ética profissional diz respeito aos valores e normas de comportamento e relacionamento determinados no exercício de atividades profissionais. Sua importância para as organizações se dá em diversas faces: quando todos os colaboradores estabelecem relações de qualidade com as pessoas ao seu redor, ajudam a construir uma imagem positiva da empresa perante aos seus públicos de interesse.

Além disso, essa conduta beneficia o clima organizacional, proporcionando um ambiente de trabalho mais amigável e respeitoso, o que aumenta o nível de confiança e comprometimento entre os funcionários. O resultado reflete no aumento da produtividade e crescimento da empesa.

Ao mesmo tempo, os colaboradores que deixam a ética profissional guiar todas as suas decisões são aqueles que mais possuem chances de alavancar suas carreiras. Isso porque eles entendem e respeitam os limites de sua função, zelam pelo patrimônio e instrumentos de trabalho da empresa em que atuam e contribuem para o bom rendimento de sua equipe (independentemente de seu nível hierárquico).

Num ambiente corporativo cada vez mais competitivo e em que pessoas de diferentes personalidades precisam conviver parece difícil manter a ética profissional. Mas se esforçar para isso é fazer o básico. Passos importantes são:

Honestidade

Procure falar a verdade desde a elaboração do seu currículo, até a assumir suas falhas no ambiente de trabalho. Saiba aprender com os erros, ao invés de procurar culpados.

Sigilo

Tente não comentar sobre os assuntos de trabalho em ambientes públicos. Se as informações forem confidências, respeite acima de tudo essa condição e mantenha sigilo.

Comprometimento

Seus objetivos profissionais são muito importantes, mas não devem ultrapassar a finalidade das atividades que lhe foram atribuídas. Lembre-se sempre do comprometimento que demonstrou no momento da contratação e se empenhe em conseguir os melhores resultados para o cliente/ empresa.

Respeito

Mesmo que você não concorde com algum colega de trabalho, é importante respeitar a hierarquia estabelecida em sua empresa. Reconheça o seu espaço e papel dentro da organização e faça o possível para não interferir de forma negativa no desempenho dos outros. Se quiser propor melhoria nos processos, chame a pessoa envolvida para uma conversa e dê seu feedback.

Siga o Código de Ética Profissional de sua categoria

Algumas ocupações são regulamentadas por meio de Códigos de Ética estabelecidos por Conselhos de Representação. Se esse é o caso de sua profissão, seguir os princípios expostos no manual é praticamente obrigatório, uma vez que ele prevê penas disciplinares àqueles que não obedecem aos procedimentos e normas determinados. Mesmo que você não tenha esse recurso, qualquer outra área de atuação exige os princípios éticos-morais universais, como os expostos anteriormente.

Atente-se ao Código de Conduta Ética da empresa em que atua

Muitas empresas criam suas próprias regras de conduta para garantir o bom funcionamento dos processos, integridade de seu patrimônio e excelente convívio interpessoal. Em geral, esse manual é entregue aos funcionários durante seu processo de admissão. Se esse foi seu caso, leia-o com atenção e o deixe sempre à mão para consultá-lo quando precisar. Isso é importante para desempenhar um trabalho aliado com aquilo que a organização espera de você.

E você, preza pela manutenção da ética profissional no exercício de suas atividades? Conte a sua experiência nos comentários!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *