Como Manter-se em Direção ao seu Propósito de Vida

04.10.2017

Está tudo bem em manter-se confortável e tranquilo, levando uma vida discreta, pacata, sem grandes sobressaltos. Se isto está de acordo com seus valores internos, se o mantém satisfeito e em paz consigo mesmo, ótimo!

Agora, se você está em busca do seu ponto de equilíbrio e realização, este artigo poderá lhe ser útil neste seu processo de crescimento, em direção à conquista daquilo que almeja para sua vida.

Para começar, coloque sua atenção na pessoa mais importante da sua vida, que é você próprio. Lance um olhar mais justo, amplo e ponderado em si mesmo. Sim! Porque muitas pessoas costumam encher a si mesmas de críticas, cobrando-se o tempo todo, destacando suas fraquezas e subestimando suas habilidades e talentos.

Para romper com esse padrão de comportamento, você deve relembrar das suas conquistas e dos seus momentos de superação com mais frequência. Isso vai renovar sua energia, sua segurança e seu orgulho por ter agido de forma alinhada com a vida e os valores que preza.

Recordar esses momentos vai reconectá-lo com sua essência e restabelecer a afinidade e a congruência internas, aumentando o nível de autoconfiança nos seus talentos e habilidades para fazer acontecer. Isso também afetará sua comunicação interna (self-talk), tornando-a mais positiva e encorajadora: “Yes! You can!”

Aqui estão três sugestões para que se mantenha motivado e seguindo em frente, avançando em direção aos resultados que deseja:

Verifique seu progresso regularmente

Estabeleça com que frequência fará uma avaliação do andamento da sua jornada: quinzenal, mensal ou bimestral. E execute este compromisso que estabeleceu com você mesmo.

Identifique que ações ou atividades você está fazendo agora e que não estava fazendo há um mês, há seis meses ou há um ano. Quais rotinas e hábitos mudaram? Estas mudanças o aproximam ou o deixam mais distante da realização do seu objetivo? O que precisa ser descartado e o que precisa ser mantido para que seu crescimento siga voltado ao resultado desejado?

Além disso, aproveite a ocasião para reconhecer e reforçar hábitos e atitudes acertados que você vem mantendo ativos, celebrando cada pequeno progresso. Orgulhe-se dos seus próprios esforços, todos os dias.

Sem essa atenção, esse acompanhamento recorrente, você poderá retroceder, retomando padrões ou hábitos antigos. E como consequência: estagnação, baixo desempenho, frustração, desânimo…

Mantenha viva a visão geral do objetivo desejado

O caminho até a realização do seu objetivo não será um passeio à Disneylândia, onde tudo parece perfeito, maravilhoso e agradável. Haverá momentos de apreensão, de incertezas e de tédio também.

Lembrar-se a todo momento, da visão do resultado final almejado e do impacto positivo que sua conquista representará na vida de outras pessoas tornará mais simples lidar e atravessar os momentos desafiadores de sua jornada.

Isso também o ajudará a construir uma visão de túnel, tornando-o consciente de que, a cada tarefa executada no caminho, você estará mais próximo do seu objetivo. Algo especialmente útil, ao se deparar com tarefas maçantes a executar listadas em sua agenda.

Então, mantenha um contato frequente com aquilo que deseja realizar: sinta, toque, visualize… Isso o manterá motivado e conectado ao seu propósito, enquanto executa o trabalho necessário para torná-lo real.

Defina uma rotina diária dinâmica

Ter uma rotina clara e objetiva, voltada à execução daquilo que almeja, vai ajudá-lo a tornar-se mais eficiente e a criar “momentum” (impulso; ritmo) na sua jornada. O que representará resultados e a grata sensação de que sua vida está se movendo para a direção desejada.

Para algumas pessoas, a ideia de ter uma rotina pode parecer angustiante ou ir contra a liberdade que julgam possuir. Independente deste ser o seu caso ou não, para o contexto deste artigo, procure associar a ideia de ter uma rotina aos benefícios que poderá obter dela: melhor organização e eficiência no uso do seu tempo, cumprimento de prazos e acordos, melhor interação com parceiros e colaboradores, mais equilíbrio e menos estresse no seu cotidiano.

Adotar uma rotina diária poderá ser essencial após uma verificação regular do seu progresso. Tornando o processo de realinhamento de ações, atividades, comportamentos e hábitos, algo mais factível, dinâmico e eficiente. Além de exercitar e desenvolver sua disciplina.

A propósito! Na vida, ou pagamos o preço da disciplina ou o do arrependimento. E tenho certeza que tudo o que você não quer é chegar ao final da sua experiência humana, sentindo-se arrependido pelas histórias que poderia ter vivido e não viveu.

Coragem e boas escolhas!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *