Como Mudar de Carreira e de Estilo de Vida

19.06.2017

Você tem um trabalho estável porque passou em um concurso público, em uma posição que lhe confere status dentro e fora da empresa. Além de, é claro, um salário de cinco dígitos, suficiente para te proporcionar os bens que você nunca quis ter, e as viagens que você sonha em fazer – mas não tem como, porque está preso entre quatro paredes de nove às seis, cinco dias por semana, onze meses por ano.

Você ostenta seu vício por cafezinhos ao longo do dia, vangloria-se de não ter tempo de beber água ou fazer atividade física, e se orgulha das enxaquecas e gastrites que o trabalho árduo te proporcionou. Ansiolíticos e antidepressivos são quase troféus, são provas de quão dedicado você é. Em um devaneio ou outro, você assume que essa não era a vida que você queria ter, e se permite até sonhar que está se tornando quem você planejava ser desde a sua infância. Mas, como um balde de água fria, parece que todo o mundo lá fora quer ser exatamente uma pessoa “bem sucedida” como você já é, e no mesmo instante, você se põe no seu lugar novamente, com boas doses de culpa por ser tão ingrato.

Como você, fiz minhas escolhas baseadas no senso comum, em uma fantasia que se cria sobre o mundo corporativo, carreira, sobre executivos bem sucedidos e workaholics. Tracei, então, o caminho que trilharia para ser quem eu acreditava que deveria ser, enquanto na verdade me afastava cada vez mais de quem eu já era. E quando rapidamente alcancei, me deparei com uma frustração logo que cheguei em minha meta e, a partir de então, perdi o foco e me senti completamente perdida.

O caminho de volta para “casa”, para quem eu realmente sou, foi longo e, às vezes, até doloroso. Mas como sei que você também está em busca de quem você já é, quero facilitar para você e te contar quais foram os passos determinantes para eu ter hoje a carreira e o estilo de vida que eu escolhi.

Dicas para ter a carreira e estilo de vida que você deseja

1. Fortaleça seus motivos para mudar de carreira, tenha clareza sobre o que não te deixa satisfeito hoje, entenda quem você está sendo e o que está fazendo que “não são você de verdade”, entenda o “quanto de você” está ficando de fora do seu trabalho e estilo de vida atuais.

2. Fortaleça seus objetivos, primeiro de uma forma mais genérica sobre o que você busca na vida e, em um segundo momento, tente responder o que te proporcionaria as coisas que você busca e como seria um dia ideal.

3. Fortaleça sua auto confiança, tornando-se consciente do quanto você se sabota e se diminui, enfraquecendo seu crítico interno e suas crenças limitantes, sendo mais generoso consigo mesmo.

4. Fortaleça sua coragem, o que significa agir com o coração. Escute um pouco mais sua intuição, comece aos poucos a entrar em movimento, treine a coragem, não espere o medo ir embora. A coragem mora junto com seus sonhos, lá fora da zona de conforto. Você vai precisar se desafiar em todo o processo.

5. Fortaleça seus recursos, principalmente financeiros, faça uma reserva de segurança, faça um planejamento financeiro para diversos cenários.

6. Fortaleça sua rede de apoio, aquelas pessoas que vão te incentivar, que passam pelos mesmos desafios que você, que te ensinam e mostram caminhos.

E de repente, você tem uma carreira linda e significativa para você e para o mundo, tem relacionamentos mais profundos, apaixona-se pelos desafios, é dono de si, e percebe que agora você é quem você nunca deveria ter deixado de ser.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172