Como Realizar Dinâmicas de Grupo de Sucesso

18.11.2016

Utilizadas principalmente em processos seletivos, as dinâmicas de grupo têm como principal função “quebrar o gelo” e a timidez que, muitas vezes, existem em processos e entrevistas de emprego. Elas também são muito usadas para motivar equipes e desenvolver competências. Aprenda como realizar dinâmicas de grupo de sucesso no post a seguir!

Entenda o objetivo das dinâmicas de grupo

Muitas vezes, somente com a entrevista de emprego não é possível traçar o perfil de cada profissional. Além disso, esse primeiro momento ocorre com muita timidez e acanhamento por parte do candidato, e é justamente por isso que existem as dinâmicas de grupo.
As dinâmicas de grupo, nada mais são do que técnicas, ferramentas ou instrumentos que parecem jogos ou brincadeiras descontraídas, mas com a capacidade de revelar as características e requisitos buscados pela empresa.
Ou seja, com as dinâmicas de grupo, é possível perceber se o perfil do candidato é compatível com a vaga em questão. Além disso, algumas dinâmicas de grupo são usadas para motivar equipes, fazendo com que as pessoas interajam e exponham o que esperam da empresa como profissionais.

Antes de tudo, proponha uma breve apresentação

Como falamos anteriormente, existem diversos tipos de dinâmicas de grupo. Para determinar qual tipo você vai usar, proponha primeiramente uma breve apresentação de cada pessoa – seja candidato ou colaborador. Nesse primeiro momento, já é possível identificar se o grupo possui o perfil mais tímido ou extrovertido, isso ajuda no tipo de dinâmica que deverá ser trabalhada.

Escolha a dinâmica de acordo com cada grupo

Não é incomum encontrarmos dinâmicas que expõem pessoas a situações desagradáveis nas quais elas não se sentem à vontade para participar. Por isso, é de suma importância escolher a dinâmica de acordo com a especificidade de cada grupo. No primeiro momento, as perguntas que deverão ser feita são: O que pretendo extrair dessas pessoas com a dinâmica de grupo? Traçar um perfil de acordo com a vaga? Extrair o que ela espera de si e da empresa? Quais habilidades pretendo observar de cada pessoa?

Com as respostas para essas perguntas, será muito mais fácil escolher o tipo de dinâmica que será trabalhada.

Escolha dinâmicas de grupo que estimulam a criatividade e interação

Seja para um recrutamento ou para uma equipe já formada, dinâmicas que estimulam a criação e interação são fundamentais para verificar a capacidade de cada pessoa para ajudar o próximo e solucionar problemas ou situações incomuns. Grande parte das dinâmicas aprofundam bastante esses quesitos por serem fundamentais dentro de uma corporação.

Dinâmicas de apresentação, quebra de gelo, integração, capacidades ou as que exploram técnicas de vendas são alguns exemplos de dinâmicas de grupo de sucesso que permitem a criação e recriação do conhecimento de cada participante.

Quer saber mais sobre dinâmicas de grupo? Conheça o Portal Coaching e domine esse assunto!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *