Como Reduzir o Estresse no Trabalho

15.11.2016

Você sabia que 70% dos executivos são atingidos pelo estresse? Excesso de trabalho, medo da demissão, desorganização na corporação, desmotivação com a equipe e outros inúmeros fatores podem desencadear esse mal que atinge a maioria dos profissionais. Quer saber como reduzir o estresse no trabalho? Continue lendo esse post e descubra!

Aprenda a reconhecer os sinais do estresse

Confundido facilmente com cansaço ou fadiga, o estresse tem sinais típicos e fáceis de serem reconhecidos. Ele possui três fases: alerta, resistência e esgotamento.

No estado de alerta, o corpo não se comporta de maneira que comprometa a saúde, é o chamado “estresse positivo”, que ajuda e estimula o profissional a agir de forma consciente e eficiente.

Na fase de resistência, o corpo já passa a receber sinais negativos, atingindo geralmente a pele, cabelos e insônia ou dificuldades para dormir.

A terceira e última fase é a mais perigosa, chamada de esgotamento. Nesse período, o cansaço é algo crônico e a pessoa não possui mais interesse ou disposição para trabalhar, enfrentar desafios e lidar com outras pessoas.

De modo geral, o estresse apresenta os seguintes sintomas:

  • Insônia;
  • Queda de Cabelos;
  • Perda de Apetite;
  • Fácil Irritabilidade;
  • Cansaço constante;
  • Isolamento;
  • Alterações de humor;
  • Falta de atenção e concentração.

Veja como reduzir o estresse no trabalho

Vale ressaltar que o primeiro passo para reduzir o estresse no trabalho é mudando o estilo de vida. É claro que isso não acontece de um dia para o outro, mas pequenas mudanças já são o suficiente para perceber melhorias no corpo e na mente. Como por exemplo, ter uma boa noite de sono. O ideal é que consigamos dormir cerca de oito horas por noite. Isso é fundamental para que o corpo descanse a mente relaxe para o dia seguinte. Com a correria do dia a dia, muitas vezes isso não é cumprido. Por isso, reserve um horário para dormir esse período em um ambiente relaxante e confortável.

Outra dica é aprender a respirar fundo diante de situações complicadas. Uma reunião inesperada aqui, um cliente reclamando ali. Não se desespere e não tente resolver tudo de uma só vez. Respire fundo e lembre-se que você é só um e deve resolver um problema de cada vez.

Quando o clima no ambiente de trabalho estiver tenso, procure dar uma volta de 7 a 10 minutos. Veja o céu, ouça uma música. Ninguém resolve nada com a cabeça cansada e irritada.

Procure também ser gentil com as pessoas a sua volta. O ambiente de trabalho é o local onde geralmente passamos a maior parte do tempo. Por isso, evite desafetos e seja cordial com os demais colaboradores.

O estresse no trabalho pode prejudicar o desempenho profissional e ainda afasta pessoas. Por isso, o quanto antes você conseguir reduzir os sintomas, melhor será para a sua saúde física e mental.

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais? Continue acompanhando o nosso portal!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172