Como Resolver a Falta de Foco?

15.08.2017

Você já se pegou, em um final de dia, pensando que você não fez o que deveria ter feito ou que já tentou tantos dias fazer algo e terminar uma determinada tarefa, mas nunca conseguiu concluir? E quando percebemos que algo aconteceu no meio da tarde e tirou a atenção do estávamos fazendo e acabamos nem voltando para concluir porque deu o horário de buscar o filho, ou de ir embora, ou de fazer algo já agendado.

Pois isso acontece muito mais que conseguimos perceber. Quem não passa a ter um cuidado com o foco do dia a dia, passa muito por isso. E acaba sendo tão normal que não nos damos conta.

Ter foco é saber exatamente o quer fazer, em quanto tempo e por qual objetivo. Quando temos clareza do que queremos realizar, e por qual o motivo ou a intenção, fica muito mais fácil ter foco.

Mas não basta escrever a tarefa, o prazo e o objetivo. Para nos ajudar a ter foco, muito além de somente escrever estas questões, precisamos deixar planejado o nosso dia para o momento de realizar a tarefa. Então, encaixar a tarefa na sua agenda ou cronograma diário vai te lembrar de realizá-la.

Mas o que vai realmente me ajudar a ter FOCO?

Primeira coisa que precisa observar é: O que mais tira sua atenção e rouba seu tempo ao longo do dia todo? Sempre temos várias coisas que resolvemos fazer simplesmente por fazer, inconscientemente, para fugir de algo que realmente precisamos de fazer.

Pensamos na tarefa que deve ser realizada e aí vem na mente que temos que lavar algo que está na pia, que deve ter mensagem no celular, que precisamos pedir o gás, que tem muito tempo que não ligamos para alguém, que estamos precisando organizar a mesa ou o armário, que precisamos dar uma conferida no que está rolando nas redes sociais… E o que se tinha que fazer ficou para depois facilmente.

Já aconteceu isso com você?

Comigo já aconteceu milhares de vezes. E somente quando eu percebi que realmente precisamos colocar horário até para as pequenas tarefas do dia, que notificações no celular só atrapalham e podem ser desativadas e que arrumar ou organizar algo também tem dia e horário para fazer. Eu não conseguia ter realmente o foco que precisava para realizar tudo que eu precisava nos meus dias.

Então qual o primeiro passo para conseguir ter mais foco?

Conseguir identificar que você está se sabotando, colocando outras tarefas no dia que não são as prioridades. A partir do momento que conseguir identificar que falta foco, demos o primeiro passo para nos organizarmos neste sentido.

Sugiro que faça um checklist de tudo que precisa fazer desde já para te ajudar a ter mais FOCO.

Checklist para ter mais foco:

– Desativar as notificações de redes sociais no celular;

– Tirar o som de aviso de mensagens no celular;

– Fazer uma agenda ou cronograma de tarefas diárias;

– Colocar horário para cada tarefa a ser realizada, até mesmo horários de descanso, alimentação e hora de dormir;

– Fazer a lista de tarefas diárias, destacando por ordem de prioridade;

– Conferir no final do dia o que não foi realizado para já colocar na agenda do dia seguinte;

Não deixe de fazer destas ações, hábitos diários em sua vida, para que possa no final de cada ano, se sentir ainda mais uma pessoa realizada.

 

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Interessante demais, acho até que é o artigo que eu mais gostei até agora
    Sempre falo com minha filha de 6 anos para ter foco nos estudos e nas coisas que ela faz, e lendo esse artigo fantástico, acabei de aprender a ter mais foco, ou seja, a ter foco da forma certa na minha vida.
    Obrigada!

    1. Uauuuuuuu…. fico muito feliz por isso. Gratidão por me deixar saber disso. Vou ainda com mais energia para os próximos artigos. 🙂

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172