Como Turbinar a Autoconfiança em 5 Passos?

07.04.2017

Hoje em dia está na moda termos como autoestima, autoconfiança, amor-próprio e etc. Há em todos os lugares informações dizendo que você tem que elevar a sua autoconfiança e a sua autoestima para ser capaz de realizar seus sonhos e objetivos.

Quando temos uma boa autoconfiança, encaramos nossos dias sem “mimimis”, pois sabemos que temos a força e a habilidade necessária para transpor aquele desafio do momento. Porém, o que sobra em teoria, falta na prática. Que a autoconfiança é o lema da vida, isto é fato! O que talvez você não saiba é que para ter uma autoconfiança elevada, blindada e ativa, você tem que investir nela todos os dias. Igual ao que você faz com seus músculos na academia.

Assim, preparei um manual com 05 dicas para você turbinar a sua autoconfiança rapidamente e desenvolver uma autoestima incrível.

Faça uma lista das suas qualidades

Esse exercício é simples, porém ele é muito poderoso. Sugiro que pare o que está fazendo agora e comece a escrever uma lista das suas qualidades.

No começo pode ser difícil, pois você não tem o costume de enumerar as suas qualidades, mas garanto que se começar, vai conseguir se lembrar de vários pontos fortes.

Depois de terminada a lista, escolha dez itens que você classifica como os mais importantes. Em seguida elogie-se por eles. Elogie-se do fundo do coração. Seja grato por ser a pessoa especial que você é.

Esse é um excelente exercício, pois no dia-a- dia atribulado as pessoas acabam se apegando muito mais ao “não sou bom o bastante” do que ao “sou capaz de fazer isso, pois tenho essa e aquela habilidade”.

Faça esse exercício sempre que desejar. Quanto mais o fizer, tenha certeza que mais a sua autoconfiança vai se fortificar.

DICA: Faça essa lista em sua agenda ou em seu bullet journal. Depois escreva uma afirmação com as suas qualidades para cada dia da semana. Durante o dia repita a afirmação como um mantra. Lembrando-se diariamente de seus pontos fortes e repetindo-os para você, rapidamente a sua autoconfiança vai ficar mais saudável e e você conseguirá gerar mais clareza e motivação para alcançar os seus objetivos.

Pense no maior desafio que viveu no último ano

Depois eu identificar o maior desafio – problema – que viveu no último ano, anote em uma folha e escreva detalhadamente como conseguiu superá-lo. Agradeça por isso e se parabenize pela conquista. Comemore, por menor que tenha sido o avanço. Você conseguiu superá-lo e isso é maravilhoso, incrível e especial.

Depois de comemorar a sua conquista, faça duas colunas no papel. Escreva no espaço da direita quais foram os maiores talentos que te ajudaram a transpor esse desafio.

Anote na coluna da esquerda, quais seriam as habilidades que se você tivesse na época que estava passando por esse problema teriam ajudado você a superá-lo de maneira efetiva e tranquila.

Escolha três delas e comece a desenvolvê-las agora mesmo, anote também a frequência que vai dedicar para conseguir essa conquista. Vou dar um exemplo prático para ficar mais fácil: se você anotou que precisa ter mais paciência para resolver seus problemas de forma mais tranquila, pense em uma atividade que ajudaria a desenvolver esse comportamento – eu escolho meditar – e escreva ao lado a frequência que irá praticar essa competência – meditar 15 minutos/dia.

Quando você gera clareza de quais são suas fraquezas – no sentido de competências não desenvolvidas – e se propõe a fortalece-las você eleva a sua autoconfiança, pois compreende que é capaz de desenvolver novas habilidades que antes nem em sonho conseguiria.

DICA: Forme frases positivas com a nova habilidade que está desenvolvendo e conte para os amigos e parentes a sua decisão – EU MEDITO 15 MINUTOS TODOS OS DIAS – essa declaração vai estimular você a se comprometer ainda mais, com seu novo aprendizado.

Pegue leve com você mesmo

Já reparou o quanto você se cobra e se trata mal o dia todo? Você não precisa ser duro e carrasco consigo mesmo para conseguir o que deseja. Esse é caminho mais difícil para o sucesso e o mais fácil para desmotivar você. A crítica, a acusação e a auto cobrança não funciona para ninguém, pelo contrário, ela destrói a sua autoestima.

Quanto mais maltrata a si mesmo, mais abala a sua autoconfiança! Quando se cobra excessivamente está dizendo a si mesmo que não é bom o suficiente, que não é capaz.

Como se não bastasse essa atitude destrutiva, tem pessoas que se tratam ainda pior. Elas têm o costume de se xingar. Dizem – Nossa, como sou burro! Sou retardado mesmo. Nunca conseguirei fazer isso direito, pois sou um asno. Estou gorda como uma baleia, também não paro de comer. Pareço uma porca.

Esse comportamento parece inofensivo, porém destrói o seu amor-próprio e impede você de se aceitar como é, destruindo de vez a sua autoconfiança. Portanto, se deseja aumentar a sua autoconfiança tem que parar agora com esse diálogo interno. Ele é altamente nocivo. Decida a tratar-se com carinho, amor e acolhimento. Diga coisas boas a si mesmo. Elogie-se e comemore suas conquistas.

Fale para si que está fazendo um bom trabalho. Seus dias não precisam ser pesados, cheios de espinhos e xingamentos.

DICA: Escreva um bilhete com palavras motivadoras e elogios para si mesmo. Carregue essa anotação com você. Pode escrever no papel, no bloco de notas do computador ou no seu celular. O importante é que seja fácil encontrá-lo. Toda vez que perceber que está tendo um diálogo interno negativo e com xingamentos, pegue esse bilhete e leia com carinho. Esse é um excelente exercício, pois fará com que se lembre do seu valor e de quanto é um ser humano maravilhoso, único e especial.

Pratique boas ações

Fale bem de um colega longe da presença dele. Deixe uma pessoa passar na sua frente na fila quando não estiver com pressa. Sorria para as pessoas que cruzarem com você na rua, cumprimente-as. Ajude alguém com os pacotes.

Meu avô nos deixou esse legado maravilhoso. Ele sempre cumprimentava as pessoas que passavam por ele na rua. Permitia que outros consumidores pegassem o pão na padaria, antes dele. Ele era atencioso e gentil com as pessoas.

O que ele distribuía era amor. Era autoconfiança de ter muito a oferecer. Sentia-se, profundamente bem consigo mesmo praticando essas pequenas gentilezas. Quando você sabe que é gentil com as pessoas e que faz uma diferença positiva na vida dos outros, adquire a consciência de que é uma força positiva no mundo — o que aumenta a autoconfiança, pois faz você perceber que tem muito a oferecer.

DICA: Você não precisa ajudar um desconhecido para sentir os benefícios das boas ações. Às vezes, alguém muito próximo a você, como sua mãe ou melhor amigo, pode precisar da sua ajuda tanto quanto qualquer outra pessoa. Faça pelo menos uma ou duas pequenas boas ações por dia. Com essas pequenas atitudes sua autoconfiança vai se desenvolvendo e ficando cada vez mais forte.

Tenha um tempo para você

Cresci numa família ligada no 220W. Todos corriam de um lado para o outro sem parar. Enquanto eu gostava de ficar quietinha, sozinha, deitada no quintal adivinhando as formas das nuvens e observando os besouros dourados do jardim. Era meu passatempo precioso. Era o que eu amava fazer.

A medida que fui crescendo, as atribuições da vida adulta roubaram todo o meu tempo e eu estava sempre atendendo as exigências do mundo a minha volta. Isso não me trouxe a alegria e a autoconfiança que eu desejava.

Tive que me reinventar e adotei algumas atitudes para turbinar a minha autoconfiança.

Uma delas foi a de criar, todos os dias, um tempo só para mim. Isso fez uma grande diferença em minha vida e em minha autoestima.

Crie, em sua rotina, um tempo para você. Use-o como preferir. Pode ser para cuidar de si mesmo ou para tomar o seu sorvete preferido. Não importa. O importante é ficar consigo mesmo e curtir a sua própria companhia.

Priorize-se! Quando você se prioriza manda a mensagem ao seu subconsciente de que você é importante – a pessoa mais importante na sua vida – e isso tem um impacto decisivo na sua autoconfiança.

DICA: Não se culpe por tirar um tempo para você. Depois de passar anos de sua vida não atendendo os seus anseios, pode ser que se sinta culpado por se priorizar. Não caia nessa armadilha. Logo estará acostumado a fazer coisas boas para si e sempre vai buscar mais motivos para se fazer feliz.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. Parabéns !Imprescindível a leitura e a pratica destes exercícios na vida de todos!!
    Ajudou me imensamente e vou por em pratica diária!
    Profundamente agradecida!

    1. Ellen Dacax

      Olá, Dimy!
      Fico muito feliz que tenha se proposto a adotá-las imediatamente.
      Parabéns! Colocar-se em movimento é o melhor caminho para turbinar sua autoestima.
      Gratidão pelo carinho e pelo comentário.
      Um grande beijo,
      Ellen

  2. Texto show!!!!!

    1. Ellen

      Fico feliz que tenha gostado, Fabíola.

      Logo teremos mais conteúdo por aqui.

      Fique de olho.

      Beijos no seu coração!

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *