5 Competências para Você se Destacar no Mercado de Trabalho

12.05.2017
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Nós, coaches entendemos que a expressão: “fulano é um líder nato” não é verdadeira. No lugar de líder podemos inserir as palavras orador, organizador, planejador ou qualquer outras competências que nos venha à cabeça.

Entendemos que nato é aquilo que vem no nosso DNA: cor da pele, tipo de cabelo, cor dos olhos etc. Competências não estão inseridas nessa relação. O que possuímos são atributos, que é outra coisa. Um jovem que em um atributo de ser alto, pode ser um bom jogador de basquete ou vôlei, se desenvolver habilidade para isso. A competência se instala com conhecimento, prática e repetição. É assim que funciona.

Tudo isso para dizer o seguinte: você pode desenvolver as competências que os empregadores ou o seu time mais dá valor. Trabalhar em grupo, habilidades de relacionamento, atenção para detalhes e outros são competências que podem ser desenvolvidas, se você quiser fazer isso.

Hoje as empresas procuram pessoas com comportamentos e talentos que estejam alinhadas com sua estratégia de negócio. Quem possui essas habilidades tem mais oportunidade de ingressar nelas ou de alçar novos rumos, se já estiver nela. Melhores salários e desenvolvimento de carreira estão vinculados a essas habilidades procuradas.

Vou apontar algumas competências que têm valor destacado nas empresas:

Colaborar nos Trabalhos em Grupo

Você precisa estar aberto para oferecer e receber conhecimento. Saber ouvir e falar com seus subordinados, pares e seus superiores. Ser individualista, hoje, não é um bom negócio. O que está em alta é ser colaborador. Você precisa estar disposto a compartilhar o sucesso com o grupo, com o seu time.

Habilidade nas Relações Interpessoais

Ser simpático, causar boa impressão, estar disponível para colaborar, oferecer uma comunicação clara, desenvolver a audição ativa (ouvir de verdade o que o outro diz), são pontos de valor no mundo corporativo e na vida pessoal também. Você precisa ser tolerante, saber fazer elogios na hora certa, reconhecer os talentos e saber agradecer a ajuda que recebe.

Motivação e Entusiasmo

Se tem duas coisas que são muito importantes para qualquer pessoa ou profissional, são: motivação e entusiasmo. Essas habilidades auxiliam no cumprimento, com efetividade e qualidade, das suas tarefas, ajudam a criar energia vital para realizá-las e, com isso, criar um ambiente muito mais agradável para viver ou trabalhar. Minha sugestão é: MOTIVE-SE!

Profissionalismo

Desafios e demandas precisam ser encaradas, datas e prazo precisam ser respeitados. Isso requer muita maturidade e dedicação. É preciso desempenhar com seriedade cada uma das tarefas. Brincadeira pode ser permitida, se for feita no momento oportuno e sem excesso. Controle o uso demasiado de comentários indevidos ou que não agreguem nenhum valor para você ou o grupo (conheça as Três Peneiras de Sócrates). Uso de redes sociais, somente se houver necessidade ou se for permitido pela organização, elas são uma fonte de perda de tempo (se você não precisa delas para trabalhar, é claro). Tome muito cuidado com esses comportamentos.

Atenção aos Detalhes

Quando precisar entregar uma tarefa, responder um e-mail, conversar com uma pessoa, fique muito atento ao que vai escrever ou dizer. Equívocos de escrita ou fala podem deixar você em evidência negativa. Certifique-se de que tem domínio sobre aquilo que está oferecendo. Se precisar de ajuda, não fique acanhado, busque ou solicite. Viu? Tudo que você leu, não faz sentido para você? Essas competências já fazem parte de seu comportamento? Não? Entende que podem ajudar você na sua vida ou profissão?

Responda às perguntas e você já vai iniciar seu processo de autoconhecimento. Parece simples demais, porém poucos o realizam e continuam sem ter uma resposta.

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