Comportamento Organizacional: Motivação, Liderança e Desempenho

13.10.2017

Atualmente muitas empresas têm se preocupado com o Comportamento Organizacional e a importância dele dentro do ambiente de trabalho.

Quando falamos sobre Comportamento Organizacional, não há como não citar também motivação, liderança e desempenho. Veja a importância desses fatores e a forma como eles se relacionam dentro de toda organização.

Entenda a definição de Comportamento Organizacional

Antes de saber a importância do Comportamento Organizacional é preciso entender sua definição. Ele pode ser entendido como o conjunto de comportamentos e atitudes que são praticadas pelos membros das empresas, sejam funcionários ou diretores.
De modo geral, o Comportamento Organizacional, por ser composto por condutas e costumes, influencia diretamente no clima da corporação e pauta quais são as visões e impressões que os colaboradores têm sobre o ambiente de trabalho.

Por que o Comportamento Organizacional é importante?

Não é de hoje que o estudo do comportamento traz inúmeros benefícios às empresas, já que ajuda a conhecer de forma profunda cada colaborador e, consequentemente, identifica e retém talentos, diminuindo o turnover e aumentando o engajamento e harmonia entre os membros da organização.

Como é dever da empresa dispor de um ambiente de trabalho agradável e acolhedor, estimulando motivação e engajamento, diversos fatores influenciam em um Comportamento Organizacional satisfatório.

Motivação, liderança e desempenho: veja como esses fatores influenciam o Comportamento Organizacional

Por ser composto por atitudes e condutas de todos os membros da empresa, o Comportamento Organizacional possui fatores que são completamente determinantes para que ele seja assertivo, benéfico e satisfatório. Veja:

Motivação

Responsável pelo alcance de bons resultados e, dessa forma, uma boa rentabilidade para as empresas, a motivação é primordial para um bom Comportamento Organizacional.

Um colaborador motivado é muito mais dedicado, inspirado e produz mais e melhor. Com isso, o RH da empresa deve oferecer recursos e ferramentas que estimulem a motivação constante dos funcionários.

Liderança

Atualmente, a liderança é um dos comportamentos mais buscados e valorizados pelas organizações. O potencial não só de gerir mas também de conquistar resultados é algo que exige habilidade de liderança.

Dessa forma, toda empresa deve possuir um líder de excelência, que deve ser capaz de administrar a equipe, delegar tarefas, impor prazos, inspirar profissionais a oferecerem sempre o melhor e, claro, extrair as melhores habilidades de cada membro. Tudo por meio de um bom exemplo de suas ações e comportamentos no dia a dia.

Desempenho

Quando uma equipe está motivada e é gerida por uma liderança efetiva, o bom desempenho será apenas uma consequência.

Então o RH e os líderes devem avaliar de forma conjunta o desempenho de toda a equipe e, sempre que for cabível, estimular a melhoria de desenvolvimento de cada profissional.

A partir do entendimento sobre a importância que o Comportamento Organizacional tem dentro de cada corporação é possível trabalhar as relações interpessoais, qualificação das competências individuais e também as práticas que proporcionem mais dinâmica e melhor desempenho aos processos. Por isso, a motivação, liderança e desempenho são fatores influenciadores e até mesmo determinantes no Comportamento Organizacional efetivo das empresas

Gostou do artigo? Então assine a newsletter para continuar por dentro das melhores matérias sobre comportamento dentro das empresas.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *