Comunicação e Liderança: Comunique como um Líder

18.04.2017

Comunicação e liderança precisam andar de mãos dadas. Onde líderes pecam ao transmitirem uma mensagem para sua equipe?

É na forma de se comunicarem, porque acreditam que todos entendem da mesma forma que eles.

Esse é um erro comum, que tem o poder de causar grandes transtornos dentro das organizações. 
A comunicação é uma habilidade que precisa ter uma atenção especial. Os líderes e suas equipes dependem de uma comunicação bem estabelecida e direcionada. 

Não somente eles, todos os níveis de uma organização dependem da comunicação.

Toda ação comunica algo!

Quando líderes respiram fundo próximo a sua equipe, depois de um erro que eles cometeram, está comunicando sua insatisfação. Isso não é demonstrar auto-controle.

Quando um líder dá um tapa sobre a mesa depois de um erro de algum membro de sua equipe, está transmitindo insatisfação através de descontrole e agressividade.

Prestar atenção na forma com que se comunica deveria ser requisito básico para assumir um cargo de liderança. Comunicação não é somente os sons que emitimos de nossas bocas. Comunicação é uma obra completa.

Ela depende daquilo que falamos, do conteúdo da nossa conversa, do tom da voz, da roupa que estamos vestindo, dos gestos que fazemos com as mãos, para onde estamos olhando, da postura do nosso corpo de modo geral e vários outros detalhes.

Líderes que dão tapas sobre suas mesas, jogam coisas, gritam com suas equipes e fazem “caretas” estão se comunicando da pior forma possível. E, muitos deles, quando recebem uma advertência de seus superiores, dão desculpas dizendo que não falaram nada. Será mesmo que não falaram?

Será que realmente é necessário emitir algum som da boca?

O poder de se comunicar deveria ser matéria escolar, assim como educação financeira. A todo o momento estamos nos comunicando, então, porque não investir desde cedo?

Coaching e comunicação

O processo de coaching ajuda profissionais a identificarem os problemas de comunicação para encontrar as várias soluções disponíveis, usufruir da melhor delas e trabalhar até que isso não seja mais uma barreira.

Um líder que quer se destacar e ser cada vez melhor contrata um Coach para ajudá-lo a ter resultados rápidos para não continuar tendo problemas para se comunicar com sua equipe.

Contratar um coach é buscar desenvolver suas habilidades e evitar mal entendidos, direcionando sua mensagem da forma correta para conseguir convencer as pessoas a fazerem o que você quer que façam, porque querem fazer.

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