Comunicação e Negociação: Mostre Medo e Será Engolido

18.05.2017

Seja qual for o seu objetivo, eu tenho certeza que você vai conseguir o que deseja por que conheço como o universo trabalha.

A grande pergunta é: Você tem a mesma certeza que eu?

Como você tem se comunicado? Sua comunicação vai determinar quais resultados você vai ter.

O ato de se comunicar coloca você em movimento e o movimento gera resultados positivos ou não. E não estou falando somente da comunicação verbal.

Quando você vai até o seu líder em busca de aumento salarial ou vai em busca de uma promoção, a sua forma de se comunicar vai determinar se vai ou não atingir os resultados desejados.

Vejo pessoas indo até seus líderes e voltando de cabeça baixa dizendo: “Ele disse não, mas eu sabia que não iria dar certo mesmo.”

Se você sabia que não iria dar certo por que foi? Só foi para jogar tempo fora?

Vai que dá certo… “Sabe de nada inocente”. Na grande e devastadora maioria das vezes não vai dar.

Nossa vida profissional e pessoal não é como o lançar de dados, você não pode contar com a sorte para que as coisas deem certo para você. Você precisa exalar confiança. Se colocar em uma postura imponente, uma tonalidade de voz firme, ter gestos que não contradizem aquilo que você está dizendo e ter uma boa abordagem são requisitos básicos para atingir resultados positivos. Tudo é comunicação! 

Ir até seu líder, cruzar os braços e falar em um tom de voz que passe a impressão de que você está exigindo algo também não vai dar a você os resultados que deseja. Aquele é o seu momento e ali está acontecendo uma negociação, seja sua melhor versão. Você precisa agir como um negociador. Mostre medo e ele terá você em suas mãos, mostre arrogância ou inflexibilidade e você comprará uma briga.

Chegar em seu chefe e ficar apenas reclamando e dizendo o quanto a vida tem sido dura com você é outra coisa que também não vai te dar os resultados que espera. Aquele não é o momento para se comunicar dessa forma. Sua comunicação precisa ser compatível com o momento em que se encontra.

Você não vai a um encontro com a mulher dos seus sonhos com uma bermuda rasgada e um chinelo qualquer. Levando em consideração o fato de que marcou o encontro no melhor restaurante da cidade. Você não vai a este encontro para ficar falando de futebol sem saber se ela gosta disso. Caso faça, sinto em te dizer, você deixou a mulher dos seus sonhos escapar “por entre seus dedos”.

A comunicação neste dia precisa ser direcionada a conquista e se ela não gostar de futebol, você vai conquistar o desprezo dela. 

Vi muitas negociações dando errado devido à forma de se comunicar. As ideias eram boas, as intenções eram boas, mas a comunicação empregada deixou a desejar.

O que você pretende naquele momento? Quer um aumento salarial?  Comunique-se como alguém que é merecedor daquele aumento.

Quer conquistar o homem ou a mulher dos sonhos? Comunique-se como alguém digno de confiança.

A comunicação depende de tudo em você:

Meio Segundo: Primeira Opinião

Sua forma de olhar, seu sorriso, seus gestos, sua postura, sua roupa, seu tom de voz e o conteúdo da conversa. Para se ter uma ideia do quanto tudo isso é importante, uma pesquisa realizada pela Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha, mostrou que são necessários apenas meio segundo para uma pessoa formar uma opinião sobre nós.

Meio segundo! Segundo a pesquisa, em um simples “olá” a pessoa já determina se pode ou não confiar em você.

 

A forma com que você cumprimenta o seu líder já vai permitir que ele faça um pré-julgamento de você, então, não erre ali.

A comunicação é uma ferramenta muito importante, então em vez de dizer “Use com moderação”, podemos dizer “Use-a de forma consciente e de forma inteligente”. 

Os seus resultados estão em suas mãos. A partir de agora não entre em uma apresentação de um projeto simplesmente para falar, entre com a firme convicção de que está ali para convencer as pessoas que estão ouvindo você.

Seja lá qual for o lugar que estiver, quando for se comunicar, impressione. Seja esperto (a), use essa arma ao seu favor.

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