Conceito e Exemplos de Liderança Situacional

02.09.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Considerada por alguns a forma ideal para liderar pessoas no mundo corporativo atual, os exemplos de liderança situacional têm se mostrado muito adequados às necessidades e aos desafios enfrentados pelas empresas na gestão de pessoas.

Se você ainda  não sabe como são os líderes desse tipo e quais as características desse modo de liderança, continue lendo este artigo e entenda um pouco mais sobre esse tema.

O que é liderança situacional

Uma das muitas formas existentes de liderar, a liderança situacional é aquela em que as ações do líder se moldam às variadas situações e também ao nível de maturidade do liderado.

O líder situacional é alguém capaz de analisar o que está acontecendo e, então, decidir qual a melhor postura a adotar, adequando-se ao momento, conseguindo delegar tarefas e motivando as pessoas que estão sob sua gestão.

Esse tipo de liderança exige características como: jogo de cintura, flexibilidade, boa comunicação, bom relacionamento, resiliência, inteligência emocional, maturidade profissional e visão sistêmica.

Exemplos de liderança situacional

A liderança situacional é dividida em quatro modos, que o líder adota levando em conta a maturidade do liderado e a situação do momento. Veja quais são eles:

Direção

Esse modo é adotado pelo líder situacional quando o colaborador ainda precisa aprender a tarefa a ser executada. Nesses casos, ele pode contar com o direcionamento do líder até finalizar a tarefa ou ganhar confiança para realizá-la sozinho.

Orientação

O líder adota a postura de orientador quando o colaborador precisa conhecer a tarefa e criar um estímulo para sua execução. Em situações assim é preciso apoiar as ideias do liderado e estar sempre ali, caso ele precise de ajuda.

Apoio

Há situações em que a liderança situacional deve servir para estimular o colaborador a buscar segurança e aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento.

Delegação

Quando os liderados já possuem maior autonomia, conhecimento e se sentem mais seguros e livres, o líder pode delegar funções e manter uma relação de maior independência com eles.

Benefícios da liderança situacional

A liderança situacional traz muitos benefícios para as empresas, pois os líderes que a exercem estão mais preparados para identificar o perfil de seus funcionários e são capazes de adotar posturas mais assertivas para desenvolver, motivar e gerenciar efetivamente a equipe.

Agora que você viu alguns exemplos de liderança situacional, leia também nosso artigo sobre melhores estratégias de liderança.

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Comentários:

  1. muito importante para nosso apredizado.

  2. Este material de apoio define bem o que fazer para ser um bom líder,e como se portar em situações diversas

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *