A Conduta Ética Profissional Pode (e Deve) Ser uma Arma para Crescer

28.12.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

O profissional que busca pelo sucesso está sempre à procura de melhores especializações e aprimoramento constante de seu conhecimento. Dessa forma, foca muito em suas competências e desenvolvimento, mas acaba deixando de lado a conduta ética no trabalho, que é tão importante quanto as habilidades técnicas.

Essa prática não só pode como deve ser uma arma para crescer e, por isso, tem que ser usada da melhor maneira.

Entenda o que é conduta ética profissional

Chamamos de conduta ética profissional o conjunto de valores morais que conduz os comportamentos dentro do ambiente de trabalho. Ela trata dos mesmos princípios que são exigidos na sociedade. Dentro do âmbito profissional, ela tem o objetivo de construir uma carreira longa e promissora.

É importante frisar que falar sobre ética nos negócios era algo bastante incomum, pois as atividades realizadas no ambiente profissional eram ligadas somente à eficiência, desempenho e processos. Com o aumento da preocupação com o ambiente profissional, satisfação dos funcionários e conquista de bons resultados de forma rápida, a atenção para o conceito de conduta ética no trabalho mudou e, com isso, passou a ser algo constante dentro de muitas organizações.

Como a conduta ética ajuda no crescimento profissional

A conduta ética profissional é uma arma para o crescimento tanto da organização quanto dos colaboradores, pois estimula a produtividade, promove a harmonia dentro do ambiente de trabalho e, dessa forma, ajuda no desenvolvimento profissional dos que o compõem. Por isso, estimular a ética no trabalho é algo que deve ser o objetivo de todos aqueles que fazem parte do meio corporativo.

Os colaboradores que determinam suas ações e comportamentos com o objetivo de respeitar o cooperar também se beneficiam por um ambiente de trabalho ético. Já que criar laços com funcionários e líderes é também um meio de desenvolver uma reputação positiva em um ambiente harmonioso. Consequentemente, essa postura gerará reflexos benéficos na carreira de quem adota um rígido código de conduta profissional.

Vale lembrar que com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, adotar uma conduta ética é uma forma de se destacar entre os demais e ainda conquistar o lugar que sempre almejou de forma equilibrada, justa e honesta.

Gostou do post de hoje? Então assine a newsletter para não perder nenhum artigo sobre esse tema!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *