Conheça a Ferramenta de Coaching: Roda da Vida

09.10.2017

Alguma vez você já sentiu que precisava muito fazer mudanças em sua vida, mas não sabia nem por onde começar? Então, vou te mostrar uma simples ferramenta de coaching que pode ser considerada o seu ponto de partida. Estou falando da Roda da Vida!

Desenhe um círculo e divida esse círculo em fatias (como uma pizza): essa é sua vida! Quais são as áreas da sua vida? Saúde e disposição, recursos financeiros e bens materiais, desenvolvimento intelectual e criatividade, relacionamento amoroso, relacionamento familiar, realização profissional, vida social, hobbies e diversão, espiritualidade, desenvolvimento pessoal, contribuição… pode acrescentar tudo que é relevante pra você, cada uma dessas áreas da sua vida vira uma fatia nessa pizza.

O objetivo é mapear como está cada uma dessas áreas atualmente. Na medida que você faz uma autoavaliação sobre cada área, de 0 a 10 quão preenchido se sente em cada uma, você preenche literalmente (colorindo, de preferência) o percentual dessa fatia que corresponde a essa avaliação.

Por que usar a Roda da Vida?

Alguns coaches argumentam que não gostam de usar essa ferramenta, porque o coachee geralmente já tem um objetivo específico que ele quer resolver. Dessa forma, trazer a visão geral das áreas da vida poderia trazer confusão. Em outras palavras, o cliente poderia chegar sabendo que tem um problema e sair achando que tem vários.

Mas a ideia é justamente o oposto, eu particularmente utilizo mesmo quando o coachee já tem um objetivo a ser trabalhado.

Eu acredito que uma área apoia a outra. E tenho, inclusive, um exemplo pessoal sobre isso.

Quando eu estava insatisfeita com meu trabalho em um banco público, só conseguia focar que essa área da minha vida estava ruim, e não conseguia sair do lugar. Foi preciso que eu mesma passasse por processos de coaching para entender que a mudança que eu queria fazer, na realidade, era de estilo de vida. Então, pude ir fazendo poucas adaptações no meu dia a dia, mesmo continuando naquele trabalho, até que senti que o trabalho já não se encaixava mais em quem eu era e no estilo de vida que eu estava criando.

Entra aqui um conceito que eu sempre falo: Hábito Angular – algo que você implementa em uma área da sua vida e gera uma reação em cadeia em outras áreas. E a Roda da Vida ajuda a ver em que área se pode implementar mudanças que dão os recursos necessários para outras mudanças. Como assim? Por exemplo: Quer ter coragem para mudar de carreira? O que acha de pular de paraquedas para treinar coragem então? Quer ter disciplina para produzir bem o seu trabalho todos os dias?  Que tal começar a frequentar a academia para poder descobrir que você é disciplinado?

Avalie sua decisões com a Roda da Vida

O diagnóstico feito pela Roda da Vida ajuda a avaliar decisões também! Muitas vezes o que nos deixa inseguros e bloqueados ao tomar uma decisão em uma área é justamente a possibilidade de afetar negativamente outras áreas. Esse foco inconsciente na dor que vamos causar é um prato cheio para auto sabotagem, pois como também sempre digo, estamos sempre empenhados em evitar dores. O mapeamento da sua vida, então, oferece clareza sobre isso.

Então, voltando ao argumento daqueles que dizem que a Roda da Vida mais confunde que ajuda, tudo depende do foco que se dá. Realmente pode ser usado pra concluir que a vida está uma grande miséria como um todo, mas se o foco for na gratidão pelo que já preencheu e não no que falta preencher, pode forçar a pessoa a mudar a perspectiva da falta para o que já tem e se apegar aos motivos que tem pra agradecer. Existem pesquisas científicas que já comprovaram que a prática da gratidão, principalmente a expressão por escrito, traz grandes benefícios ao cérebro e ao coração.

Além de tudo isso, a avaliação pela Roda da Vida é uma ótima ferramenta de apoio para elaborar um plano de ação. Primeiro porque ajuda a decidir em que áreas focar. E depois porque transforma a insatisfação, traduzida na Roda da Vida pela parte não preenchida da fatia correspondente a cada área, em mola propulsora para mudar!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *