Conheça algumas Dinâmicas de Integração de Grupo

24.06.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

Você já pode ter encontrado outros artigos aqui no Portal Coaching sobre dinâmicas de grupo. Como já foi dito nesses textos, esse tipo de atividade não serve apenas como etapa em processos seletivos, mas pode também ser aplicada dentro de empresas.

Os tipos de dinâmicas de grupo que podem ser utilizadas no ambiente corporativo são vários e dependem dos motivos e objetivos por trás deles, sendo as Dinâmicas de Integração de Grupo um dos mais comuns.

O que configura Dinâmicas de Integração de Grupo

A dinâmica de grupo é uma técnica muito útil e versátil, podendo ser adaptada aos seus objetivos. No caso das Dinâmicas de Integração de Grupo, os objetivos podem variar entre unir a equipe, apresentar e integrar novos colaboradores, melhorar a relação interpessoal no ambiente de trabalho, dentre outros.

Pontos positivos das Dinâmicas de Integração de Grupo

Através de atividades como as Dinâmicas de Integração de Grupo, você pode desenvolver o trabalho coletivo e a colaboração, incentivar a resiliência e o aprendizado com o outro, estimular o uso da criatividade e da liderança e fortalecer o grupo como um todo. E esses são apenas alguns dos pontos positivos desse tipo de atividade!

3 Exemplos de Dinâmicas de Integração de Grupo

Existem diversos tipos de Dinâmicas de Integração de Grupo, vamos citar aqui algumas e você pode testá-las ou até mesmo mesclá-las, caso ache que poderá ser melhor para alcançar os seus objetivos.

1. O que você parece para mim

Nessa dinâmica, o objetivo é incentivar os componentes do grupo a elogiarem e criticarem (de forma construtiva) uns aos outros. Cada participante vai ter um cartão colado às costas, no qual todos os outros colaboradores deverão escrever uma qualidade, um defeito e uma nota para a pessoa.

2. O desafio dos olhos vendados

Essa dinâmica estimula o trabalho em equipe, a criatividade e a integração. Os participantes ficarão vendados e terão que sair de um ponto e chegar a outro sem colocar os pés no chão. Aqueles que forem concluindo a tarefa poderão auxiliar os demais verbalmente.

3. Apresentação em duplas

Nessa atividade os participantes vão ser incentivados a conhecer melhor suas duplas e a utilizar a criatividade. Todos os membros do grupo deverão colocar seus RGs em um recipiente de onde cada um deverá pegar um RG que não seja o seu. Todos terão um tempo para estudar o RG que pegaram e, então, terão que se aproximar do dono do documento e apresentá-lo ao grupo a partir das informações a que teve acesso.

Gostou do artigo? Continue navegando pelo Portal Coaching para mais dicas como essas!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crie seu fututo – 914×172