Conheça Diferentes Modelos de Liderança

28.05.2017
Crie seu futuro – 728 x 90

A presença de um líder é fundamental dentro do ambiente corporativo. Aliás, desde os primórdios que essa figura está presente e é importante na sociedade. Os grandes líderes são capazes de desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns e, ao contrário do que muitos pensam, liderar não significa delegar tarefas e normas. Na realidade, liderar é despertar nos colaboradores a vontade de fazer, colocar a mão na massa. Conheça diferentes modelos de liderança e as características de cada uma.

Liderança Autocrática

A principal característica da liderança autocrática é o autoritarismo e controle individual sobre todas as decisões, quase nunca dando oportunidade para que membros do grupo opinem. É um estilo intuitivo, já que em diversas situações os líderes fazem escolhas com base em suas próprias ideias e julgamentos. Em algumas situações, é um tipo de liderança apropriado e traz benefícios imediatos.

Como o líder tem controle total, existe a redução de estresse na equipe. E as decisões, nesse caso, são tomadas rapidamente. Em relação à equipe, essa tem tendência a ser mais produtiva, mas para isso, se faz necessária a presença do líder.

Esse estilo de liderança deve ser utilizado em situações que exigem controle, tomada rápida de decisão e para que ela seja eficaz, é fundamental haver respeito aos subordinados.

Liderança Democrática

Um dos modelos de liderança mais eficientes, a liderança democrática, como o próprio nome sugere, foca na democracia, ou seja, todas as decisões tomadas pelos líderes são em conjunto com os subordinados. Ela é eficaz porque alcança dois importantes objetivos: resultados e gestão de pessoas. O líder atua como um facilitador de tarefas e direciona o trabalho aos membros das equipes ao mesmo tempo em que orienta e auxilia na resolução do problema.

Outro ponto que merece destaque é que a liderança democrática interage bem com todos e as tarefas são reproduzidas em um ambiente agradável e tranquilo, características essenciais para a satisfação e integração entre os colaboradores.

Liderança Liberal

Neste modelo de liderança, o líder proporciona total liberdade para a tomada de decisões individuais e em grupo, participando apenas quando é solicitado. A principal característica dela é o foco somente no grupo e autonomia total aos colaboradores.  Como pouco participa da tomada de decisões, o tom de abandono ou desinteresse pode aparecer na equipe, o que pode ser um problema se o grupo não estiver pronto para fazer parte deste modelo de liderança.

Isso pode ocasionar, por exemplo: desrespeito, insatisfação, agressividade e falta de integração com os membros da equipe. Por outro lado, empresas que têm o perfil deste modelo de liderança podem avaliar a maturidade dos subordinados, contribuir com o desenvolvimento e autoconfiança dos mesmos.

Os diferentes modelos de liderança podem gerar dúvidas para a empresa. O importante é optar por aquela que mais se adéqua com as necessidades das equipes. Vale a pena transitar entre cada uma delas para descobrir a ideal para o seu tipo de negócio.

Qual dos modelos de liderança citados você acredita que é o ideal? Deixe a resposta nos comentários!

Receba novidades por e-mail CadastroGratuito

Receba em Seu E-mail o Mais Atualizado Conteúdo Sobre Coaching e Desenvolvimento Pessoal do Brasil

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *